O País – A verdade como notícia

Mais de mil detidos por violação de fronteiras em todo o país

No seu briefing semanal, a Polícia da República de Moçambique deu a conhecer os resultados operacionais da semana de 16 a 22 de fevereiro. Foram no total 1.325 apreensões, dos quais 1.090 por violação de fronteira, 228 por prática de crimes comuns e sete por imigração ilegal.

O comunicado faz referência aos tipos de crimes cometidos, dos 129 registados, 22 são contra pessoas e 80 contra património, 12 contra ordem, segurança e tranquilidade pública, 10 crimes de perigo comum, dois crimes de exercício de funções e três de carácter informático.

Segundo os dados fornecidos pela PRM, o número de acidentes de viação em igual período do ano passado foi maior em relação a este ano, sendo que em 2018 foram registados 27 acidentes contra 21 deste ano. Tais acidentes resultaram na morte de 18 pessoas, contra 19 do ano passado e feridos entre ligeiros e graves.

Maior parte das mortes são resultados de atropelamentos que em termos numéricos teve o registo de nove óbitos contra 17 do ano passado, quatro acidentes resultaram de choque entre carros, cinco capotamentos e despistes e um choque entre carro e mota.

O excesso de velocidade e a má travessia de peões foram apontadas como as principais causas dos acidentes.

O tráfico e o consumo de drogas também foram parte das operações policiais, a PRM deteve 17 indivíduos indiciados de prática de crimes de tráfico e consumo de estupefacientes e apreendeu na posse 450 gramas de canábis sativa, 100 gramas de mandrax, 4 gramas de cocaína, 80 pedrinhas de crack e 29 pichos de Heroína.

Já no bairro de Khongolote, a PRM apreendeu 61 munições de uma AK-47, encontradas por um cidadão, de 36 anos, que fazia escavações para a construção de um muro de vedação para a sua residência.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos