O País – A verdade como notícia

Mais de 80% da população moçambicana já está vacinada contra COVID-19

Foto: O País  

Desde o início do processo de imunização da população contra a COVID-19, no dia 08 de Março do ano passado, 13,650,345 pessoas já receberam a vacina. Destas, 33,171 foram vacinadas com a primeira e segunda doses, entre sábado e domingo. Outras 243,620 receberam a dose de reforço no mesmo período.

“A cobertura nacional vacinal situa-se em 81.0%”, referem as autoridades de saúde, acrescentando que “o grupo-alvo a vacinar é de 15,208,538 pessoas”.

Relativamente à administração da dose de reforço de vacinas contra a COVID-19, o Ministério da saúde afirma que é destinada a todos os indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos, para além de doentes com idade inferior a 60 anos que estejam em terapia imunossupressora, e profissionais de saúde que já estavam inclusos desde o início da administração de reforço.

“Para beneficiar da dose de reforço, os indivíduos deverão ter cumprido o esquema vacinal primário há mais de seis meses”, lê-se num comunicado da instituição.

Em Janeiro último, o Presidente da República, Filipe Nyusi, garantiu que o país tinha quantidade suficiente de vacinas para toda a população elegível. Na mesma altura, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC) apontou Moçambique como o terceiro país africano com maior percentagem de vacinas administradas.

A COVID-19 tem recuado, com apenas duas mortes registadas desde segunda-feira, depois de um pico de casos associados a uma quarta vaga em Janeiro.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos