O País – A verdade como notícia

Mais de 6 milhões de senegaleses vão hoje às urnas

Mais de seis milhões de eleitores são esperados, hoje, para eleger o Presidente senegalês. Para além do actual presidente, Macky Sall, a partir como o favorito na corrida, vão concorrer também quatro candidatos da oposição

O Conselho Constitucional senegalês aceitou as candidaturas de Macky Sall, do ex-primeiro-ministro Idrissa Seck, do deputado Ousmane Sonko, figura relevante da oposição, do candidato do Partido da Unidade e da Liberdade (PUR), El Hadji Issa Sall, e de um candidato próximo do ex-Presidente Abdoulaye Wade, Madicke Niang.

Entretanto, o Conselho rejeitou as candidaturas de dois principais rivais do Presidente em exercício, trata-se de Karim Wade e Khalifa Sall, escreveu o Notícias ao Minuto.

O mandato de Macky Sall ficou marcado por um crescimento económico e pelo desenvolvimento de infraestruturas, embora as deficiências nos serviços básicos tenham sido motivo de protesto por parte dos senegaleses.

Com os últimos dados a apontarem para uma taxa de desemprego de 15,7% e uma taxa de pobreza cifrada em 47%, estes serão alguns dos desafios que o vencedor das eleições de hoje terá de enfrentar.

O Senegal tem uma população de 15,8 milhões de pessoas com uma média de idades de 19 anos.
 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos