O País – A verdade como notícia

Mais de 40% guerrilheiros da Renamo desarmados e em processo de reinserção social

O chefe do grupo de contacto da comunidade internacional, no âmbito do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR), Mirko Manzoni, destaca a celeridade registada nas últimas semanas, que já levou ao desmantelamento de três bases da Renamo na província de Manica.

Através de um comunicado de imprensa emitido nesta terça-feira, o enviado pessoal do Secretário-geral das Nações Unidas e chefe do grupo de contacto, actualizou os passos da implementação do processo do DDR, salientando que “tem continuado a decorrer com seriedade ao longo das últimas semanas”.

Segundo Manzoni, foram desactivadas, nas últimas semanas, bases de Báruè, Tambara, e Mossurize, na província de Manica, culminando com o desarmamento e desmobilização de “817 ex-combatentes, incluindo 11 mulheres, tendo dado os seus primeiros passos no sentido da reintegração económica e social”.

“A conclusão das actividades de DDR na província de Manica assinala um marco significativo na implementação do Acordo de Maputo, uma vez que mais de metade das bases militares da Renamo se encontram agora encerradas, com um total de 2.307 ex-combatentes (44% do total) desarmados e desmobilizados”, refere o comunicado.

Por outro lado, Manzoni destaca, também, a adesão dos membros da Junta Militar, que está num novo dinamismo do presente ciclo do DDR.

“Os esforços permanentes para envolver os membros da Junta Militar da Renamo (JMR) também ganharam um dinamismo significativo durante este ciclo de DDR, com 43 dos seus membros, incluindo André Matsangaíssa Júnior, a participarem no processo conduzido em Manica. Continuamos a encorajar todos os restantes membros da JMR a escolherem o diálogo para resolverem os seus diferendos e a recordar-lhes que o processo de DDR continua aberto para eles, sendo a opção mais viável para assegurar o seu regresso pacífico à vida civil” explica a nota.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos