O País – A verdade como notícia

Mais de 39 mil candidatos submetidos aos exames de admissão

Arrancaram esta segunda-feira os exames de admissão na Universidade Eduardo Mondlane, UniLúrio e Uni Zambeze. Segundo uma actualização feita hoje pelas universidades, são, no total, 39.279 candidatos que concorrem para cerca de sete mil vagas.

A Universidade Eduardo Mondlane absorveu maior número de candidatos. São 28.043 que concorrem para 5.590 vagas nesta que é a instituição mais antiga do país seguido da Uni Zambeze com 9.969 candidatos que concorrem para 1.080 vagas e a Uni Lúrio com 5.712 candidatos para 839 vagas.

O número de inscritos, de acordo com a chefe do departamento de admissão na UEM, reduziu quando comparado com ano passado.

“De um modo geral, o número de candidatos reduziu este ano. Ano passado tivemos cerca de 40 mil candidatos. Esta diferença deveu-se a distração dos candidatos, pois alguns só despertaram quando o processo estava a encerrar”, avançou a Chefe do departamento da admissão a UEM. Aliado a falta de validação, estão os que aguardavam pelos resultados dos exames da 12ª classe.

O primeiro dia de exames está reservado para as disciplinas de Inglês e Desenho e Biologia. Para os cursos de Inglês.
Como acontece nos anos anteriores, os cursos de Medicina, Direito, contabilidade e Finanças, Administração Públicas e Engenheira Informática são os mais concorridos.

Depois de seis meses de preparação, Telma Lisangela, saía da sala de exame onde decorreu a prova de inglês, no complexo Pedagógico, na Universidade Eduardo Mondlane, mais tranquila e com certo alívio, afinal o exame, segundo ela, foi de encontro com as suas expectativas.

Os candidatos, de forma unânime consideram que o primeiro dia dos exames, reservado foi menos tranquilo.

Os exames que esta segunda-feira iniciaram tem seu término previsto para sexta-feira dia 10 de Janeiro.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos