O País – A verdade como notícia

Mais de 350 famílias beneficiam-se de energia em Matchedje

O Presidente da República, Filipe Nyusi, procedeu hoje a inauguração da Central Solar de Matchedje, na província de Niassa, que poderá abranger cerca de 400 famílias. Na ocasião, Nyusi disse que a infraestrutura contribuirá para a criação de actividades de geração de renda.

Segundo Filipe Nyusi, a empreitada inaugurada e que tem a capacidade de 200 MW faz parte do plano do Governo de fazer chegar a energia a mais de 10 milhões de consumidores de energia eléctrica, neste mandato.

Na sua intervenção, Nyusi lembrou que a energia é um importante catalisador do desenvolvimento social e económico do país. “ A energia contribui para o florescimento da indústria, no aumento da produção, bem como na melhoria das condições de vida da população”, explicou Nyusi.

O Chefe de Estado assegurou, ainda, que através do projecto “Energia para Todos” continuará a intensificar as suas intervenções com vista a aumentar o acesso a energia nas zonas rurais, com destaque para as energias renováveis, energia limpa, pelo seu carácter peculiar de fácil e rápida implementação em zonas exigentes.

Sobre o acesso a energia, o Presidente da República avançou que tem vindo a crescer e ronda nos 39%, sendo 35% da rede eléctrica nacional e quatro por cento fora da rede nacional.

Por seu turno, o Secretário de Estado de Niassa, Diniz Vilanculos, avançou que com a criação da Central Solar haverá um impulsionamento na criação de pequenas indústrias, auto-emprego e o fomento do turismo por se tratar de um posto administrativo que acolheu o segundo congresso da Frelimo.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos