O País – A verdade como notícia

Mais de 35 pessoas mortas durante confrontos na Etiópia

Notícias ao Minuto

Cerca de 40 pessoas perderam a vida na sequência de confrontos na cidade etíope ocidental de Gambella. Dos mortos, 10 pertenciam às forças de segurança do Governo.

De acordo com o Notícias ao Minuto, que cita a Lusa, um porta-voz do rebelde Exército de Libertação Oromo (OLA), um grupo dissidente da Frente de Libertação Oromo (OLF), disse que o grupo tinha lançado “uma operação” na cidade.

Mais tarde, alegou que a operação tinha sido concluída “depois da concretização dos objetivos”, acrescentando ter apreendido “uma grande quantidade” de armas.

Segundo a BBC, os residentes confirmaram que a calma parecia ter regressado à cidade na quarta-feira, embora as empresas e escritórios permanecessem fechados.

As autoridades teriam já confirmado, na terça-feira, que as forças locais conseguiram controlar a cidade e reestabelecer a tranquilidade.

O OLA, na sequência do acordo de paz de 2018, reivindicou a responsabilidade por vários ataques nos últimos meses – especialmente na Oromia -, depois de ter anunciado uma aliança com a Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF) aquando do conflito de novembro de 2020 na região norte do Tigray.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos