O País – A verdade como notícia

Mais de 35 pessoas mortas durante confrontos na Etiópia

Notícias ao Minuto

Cerca de 40 pessoas perderam a vida na sequência de confrontos na cidade etíope ocidental de Gambella. Dos mortos, 10 pertenciam às forças de segurança do Governo.

De acordo com o Notícias ao Minuto, que cita a Lusa, um porta-voz do rebelde Exército de Libertação Oromo (OLA), um grupo dissidente da Frente de Libertação Oromo (OLF), disse que o grupo tinha lançado “uma operação” na cidade.

Mais tarde, alegou que a operação tinha sido concluída “depois da concretização dos objetivos”, acrescentando ter apreendido “uma grande quantidade” de armas.

Segundo a BBC, os residentes confirmaram que a calma parecia ter regressado à cidade na quarta-feira, embora as empresas e escritórios permanecessem fechados.

As autoridades teriam já confirmado, na terça-feira, que as forças locais conseguiram controlar a cidade e reestabelecer a tranquilidade.

O OLA, na sequência do acordo de paz de 2018, reivindicou a responsabilidade por vários ataques nos últimos meses – especialmente na Oromia -, depois de ter anunciado uma aliança com a Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF) aquando do conflito de novembro de 2020 na região norte do Tigray.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos