O País – A verdade como notícia

Mais de 300 crianças deixam de estudar ao relento em Manica

Pelo menos 360 crianças deixarão de estudar ao relento, a partir do segundo semestre deste ano, graças à construção de cinco novas salas de aula, na zona de Daruè, distrito de Sussundenga, em Manica.

A salas estão a ser construídas pela Direcção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano de Manica e estão orçadas em mais de seis milhões de meticais, noticia a AIM.

Para além de salas de aula, foi erguido um bloco administrativo e outros compartimentos para criar condições condignas aos alunos que estudam ao relento e sentadas no chão.

A construção iniciou em Agosto de 2017 e a entrega está prevista para Julho próximo, segundo garantiu o Secretário Permanente do distrito de Sussundenga, António Baua Chimoio Pedro, citado pela AIM.

António Pedro disse que a construção das salas constitui ganho importante para a comunidade de Daruè, porque as crianças passarão definitivamente a assistir as aulas em melhores condições. 

“Está na fase de conclusão. As salas serão entregues à comunidade dentro de alguns dias. Porque a educação é direito fundamental e dever de todas as crianças, nós como governo devemos garantir melhores condições aos alunos. Estamos a fazer os últimos retoques e apetrechar as salas com mobiliário escolar para dar conforto às crianças”, afirmou. 

Inácio Paulino Mairosse, director pedagógico da Escola Primária Seventine, onde decorrem as obras, disse que as novas salas de aula vão ajudar na permanência dos alunos na escola, porque muitos acabavam por abandonar o ensino devido a más condições a que estavam expostas durante as aulas. 

“Algumas crianças abandonavam as aulas, principalmente nesta época de frio. Quando chovesse, a situação agravava-se porque não podiam ter aulas. Pensamos que com essas salas o problema está resolvido. Acreditamos que muitas crianças permanecerão na escola”, frisou Mairosse. 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos