O País – A verdade como notícia

Mais de 30 autocarros estão avariados e fora de circulação no Grande Maputo

Trinta e seis autocarros estão fora de circulação na área metropolitana do Grande Maputo, o que faz com que se registe falta de transporte e consequentes enchentes nas paragens e terminais. A confirmação é da Agência Metropolitana de Transportes de Maputo, que garante que, na próxima semana, vão começar a circular os novos 80 autocarros movidos a gás, adquiridos recentemente.

O que era uma desconfiança dos utentes fica esclarecido. De facto, há falta de transporte na área metropolitana do Grande Maputo. Além disso, associa-se a esse problema o actual custo de aquisição de combustível.

Armando Bembele, administrador técnico da Agência Metropolitana de Transportes de Maputo, em entrevista ao jornal “O País”, reconheceu que, depois de cinco ou seis anos, há autocarros que começam a registar avarias.

“É um facto, esses autocarros já não são tão novos para estarem 100% a funcionarem, mas o problema maior não é bem esse, há outros factores que influenciam para que as pessoas recorram ao transporte público, porque cada vez mais que há problemas com o carro pessoal recorrem ao transporte público e isso pode reduzir os congestionamentos. Temos 36 autocarros parados por avarias”, confirmou Armando Bembele, administrador técnico da Agência Metropolitana de Transportes de Maputo.

Recorde-se que foram adquiridos, recentemente, 80 autocarros movidos a gás, mas não há, ainda, uma data exacta para a sua entrada em funcionamento. “Está-se num processo de preparação e afinações que estão a fazer os engenheiros da empresa fornecedora e tratar todo aquele processo administrativo inerente a essa matéria. Acredito que, para a próxima semana, vão começar a estar na estrada. Não tenho data exacta, mas, assim que pudermos, vamos partilhar a informação”, referiu.

Os referidos 80 autocarros serão alocados só na região do Grande Maputo, e espera-se mais um lote de mais 20 para outros pontos do país.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos