O País – A verdade como notícia

Mais de 160 pescadores beneficiam-se de barcos em Nacala-à-Velha

Foto: NL

A Nacala Logistics ofereceu, esta semana, quatro embarcações motorizadas e as respectivas redes a pescadores do distrito de Nacala-à-Velha, província de Nampula. Os novos barcos vão beneficiar mais de 160 pescadores que, através destes meios, poderão pescar em alto mar, aumentando, assim, a quantidade e a qualidade do pescado.

Como parte da estratégia de reforço do conteúdo local, as embarcações foram construídas por uma empresa moçambicana que empregou 12 carpinteiros de Nacala-à-Velha, durante os seis meses de construção.

A cerimónia de entrega dos barcos, que decorreu na praia de Massingirine, Nacala-à-Velha, foi presidida pelo governador da província de Nampula, Manuel Rodrigues, com a presença de representantes do sector das pescas e populares.

Na ocasião, o governador de Nampula recomendou ao Comité Comunitário de Pesca local, responsável pela gestão, que garantisse a manutenção das embarcações com vista a uma maior durabilidade dos novos meios.

“Com este projecto, estaremos a garantir maior oferta de produtos marinhos ao mercado, além de proporcionar ganhos financeiros aos pescadores que exercem actividade pesqueira na Baía de Nacala. Queremos, igualmente, estimular a prática da pesca segura e sustentável”, disse Marcos Presoti, administrador da Nacala Logistics, realçando o facto de esta iniciativa aumentar o rendimento dos pescadores.

Desde o início das suas operações, a Nacala Logistics tem estado a investir em recursos e tecnologias para o desenvolvimento da pesca sustentável e a preservação dos ecossistemas pesqueiros, em Nacala-à-Velha. Projectos como o desenvolvimento de recifes artificiais e a restauração dos mangais contribuem para o repovoamento das espécies pesqueiras e protecção da vida marinha.

Como consequência destas iniciativas, em Abril deste ano, a Nacala Logistics viu o seu trabalho reconhecido, resultado de um estudo da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) sobre os Recursos Marinhos e Costeiros de Moçambique, que considera a Baía de Nacala um local de referência pelo potencial do seu ecossistema.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos