O País – A verdade como notícia

Mais de 15 mil profissionais de saúde e idosos já foram vacinados contra COVID-19

Quarenta e oito horas após o arranque da campanha de vacinação contra a COVID-19, já foram imunizados 15.873 profissionais de saúde e idosos, em todo país. Os dados foram apresentados esta terça-feira, pelo ministro da saúde, Armindo Tiago.

Tiago que falava durante a sessão de informações do Governo, na Assembleia da República (AR), detalhou, igualmente, sobre os fundos recebidos pelos parceiros e a aplicação dos mesmos, na gestão da COVID-19.

De acordo os dados, do plano operacional contra a COVID-19 – que Moçambique tinha traçado – eram necessários 260 milhões de dólares (excluído o plano de vacinação).

Feita a orçamentação, segundo avançou Armindo Tiago, o Ministério da Saúde (MISAU) recebeu, de parceiros, 113.2 milhões de dólares. Deste valor, 71.9 milhões foi em numerário (dos quais 28.98 milhões é que foram às contas do MISAU) e 41.3 milhões em espécie.

Face aos gastos como a aquisição de equipamento de protecção individual e material médico-cirúrgico; a reabilitação de infraestruturas e outras despesas, Armindo Tiago disse que da conta do MISAU, onde foram canalizados os USD 28.98 milhões, sobraram 12.78 milhões. Entretanto, “este dinheiro já está comprometido”, afirmou o ministro, justificando que houve concursos adjudicados e que se espera apenas pela chegada das encomendas.

No debate sobre a aplicação dos fundos para a gestão da COVID-19, as bancadas da Renamo e MDM insistiram na falta de transparência, alegando desvios.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos