O País – A verdade como notícia

Mais de 100 escolas fechadas devido aos ataques terroristas em Cabo Delgado

Mais de 100 escolas da província de Cabo Delgado vão continuar encerradas este ano devido aos ataques terroristas. O facto foi confirmado pela Direcção Provincial de Educação, que garantiu a integração de todos alunos e professores que fixaram-se em zonas consideradas seguras.

“Na província temos 940 escolas de diferentes níveis de ensino, mas temos algumas que foram encerradas porque as populações abandonaram e outras, na zona norte, devido à insurgência, por isso temos apenas 804 que vão retomar até este momento,” confirmou Melchior Patrício, porta-voz da Direcção Provincial da Educação de Cabo Delgado.

Segundo revelou, “Muidumbe conta com 14 escolas e vão reabrir apenas três, em Macomia serão 15 das 21 existentes, em Quissanga 5 das 37, e Mocímboa,  com 27 escolas, não retomará nenhuma até este momento.”

Além do encerramento de escolas, a Direcção Provincial de Educação de Cabo Delgado está preocupada  com os arquivos que foram destruídos pelos supostos terroristas durante os assaltos.

Perderam-se livros de turma, termos de exames, pautas, cadernetas dos professores, além do material informático que foi vandalizado onde havia banco de dados, lamentou Melchior Patrício.

Para evitar que os alunos saiam prejudicados com a situação, quase todos foram integrados nas escolas localizadas nas zonas para onde se refugiaram, e para tentar recuperar o arquivo perdido, a Direcção provincial remeteu uma proposta ao Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH).

De acordo com a fonte, “para que os alunos tenham seus documentos, incluindo certificados, remetemos uma proposta ao MINEDH, de modo a criarem-se grupos especiais compostos por professores e alguns pais e encarregados de educação de forma a tentar recuperar o arquivo perdido.”

Segundo estatísticas, os ataques terroristas afectaram mais de 30 mil alunos e cerca de 3.000 mil professores.

Entretanto, apesar da situação de insegurança, em Cabo Delgado não existe caso de encerramento de escolas devido a falta de condições de prevenção da COVID 19.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos