O País – A verdade como notícia

Mais de 10 milhões de portugueses elegem hoje novo Governo

São mais de 10,8 milhões de eleitores recenseados que já estão a votar, este domingo, chamados às urnas para escolher a constituição da Assembleia da República de Portugal na próxima legislatura e de onde sairá o novo Governo. A estas legislativas concorrem 20 partidos políticos e uma coligação, o maior número de sempre, embora apenas 15 se apresentem a todos os círculos eleitorais do país.

Os principais concorrentes são o Partido Socialista – PS, Partido Social-Democrata – PSD, Centro Democrático e Social – DCS, Bloco de Esquerda e Partido Comunista de Portugal – PCP.  

Os portugueses são chamados a eleger 230 deputados, divididos por 22 círculos (18 no Continente, dois nas regiões autónomas e círculos da emigração-Europa e Fora da Europa). O círculo eleitoral de Lisboa é aquele onde são eleitos mais deputados, 48, seguindo-se o Porto, com 40 deputados. Em relação às legislativas de 2015, o número de mandatos de deputado a atribuir nos círculos, Lisboa e Porto ganharam um lugar cada.

As mesas de voto para as eleições legislativas abriram às 08hrs locais, nove horas de Moçambique, devendo encerra às 19h00.

Especialistas dizem que, este domingo é natural que a abstenção aumente nestas legislativas. Isto porque o parlamento português decidiu tornar automático o recenseamento dos emigrantes, o que alarga o número de registos, receando-se que a maioria tenderá a não votar, por desinteresse ou pelas dificuldades logísticas. O que falta saber é se, apesar disso, a participação sobe – como aconteceu nas mais recentes eleições europeias.
 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos