O País – A verdade como notícia

Mais ciclones Idai em Moçambique? Não seria coisa de outro mundo, diz INAM

Foto: O País

As autoridades meteorológicas moçambicanas não têm dúvidas de que o país poderá, a breve trecho, voltar a assistir a ciclones com a mesma intensidade e grau de destruição causados pelo ciclone Idai. Para o INAM, isso pode acontecer a qualquer momento na presente época chuvosa.

Para já, o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a formação de quatro a seis ciclones no Oceano Índico, nos próximos meses. As autoridades dizem, porém, ainda ser prematuro avançar a dimensão dos referidos ciclones e se vão ou não atingir o território nacional.

“Segundo os centros que monitoram a ocorrência e/ou possibilidade de formação desses fenómenos, há probabilidade, em 70 por cento, de ocorrência de oito a 12 sistemas meteorológicos, entre os quais tempestades, depressões, ciclones tropicais, etc. Dessa previsão, de quatro a seis sistemas é que podem evoluir para ciclone tropical. A questão que fica é: quantos é que vêm a Moçambique, qual será a magnitude? Essa é uma questão que não temos como responder agora”, referiu o meteorologista Lelo Tayob.

Apesar de não ter como responder a essas perguntas, o INAM já notou um sinal de alerta: a temperatura das águas do mar está a aumentar. “Uma das condições primordiais para que haja formação de ciclones é o aquecimento das águas do mar. Ao longo da Bacia do Índico, temos pontos com temperaturas até 30 graus Celsius, mas, até a esta altura, não há nenhum fenómeno formado. Isso não deixa de ser um sinal de alerta. Sabe-se que, a partir de temperaturas iguais ou superiores a 26 graus, já é possível a formação desses fenómenos, o que quer dizer que as condições do mar estão criadas, mas isso depende de outros fenómenos, como por exemplo, o vento”, explicou.

O Instituto Nacional de Meteorologia aconselha aos moçambicanos para que estejam atentos à informação das autoridades, pois cenários iguais ao Idai e Kenneth podem ocorrer. “Há condições para a ocorrência de ciclones com magnitude do Idai, isso não seria coisa de outro mundo, porque os estudos revelam que esse tipo de fenómenos poderá ser frequente no país e será mais intenso”.

As autoridades prevêem ainda a ocorrência de chuvas para os próximos dias em quase todo o país. Sendo que, em Maputo, a situação poderá agravar o cenário de inundações que já se regista em algumas zonas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos