O País – A verdade como notícia

Mais 30 guerrilheiros da Renamo em Maputo para integração nas FDS

Há cerca de duas semanas, a Renamo acusou o executivo de não estar a honrar parte do acordo de paz definitivo, nomeadamente, no que diz respeito à integração dos seus combatentes nas Forças de Defesa e Segurança (FDS). O alarme soou e o Governo movimentou o processo.

No topo das reivindicações da Renamo, estava uma lista de 36 guerrilheiros entregue ao Governo, para serem integrados nas FDS para, posteriormente, serem enquadrados como seguranças da liderança da perdiz e noutras unidades do exército nacional.

Nesta segunda-feira, a Renamo, através do seu Secretário-geral, garantiu que o processo registou avanços, com a chegada na capital do país, na passada sexta-feira, de um grupo dos 36 combatentes da Renamo, que, dentro de dias, serão submetidos a uma formação, para se adaptarem aos padrões das FDS.

“Este grupo vai ser integrado na polícia e, sobretudo, na unidade de protecção de altas individualidades. Este grupo irá proteger as lideranças da Renamo assim como o seu património”, explicou Magibire, em contacto com a imprensa, nesta segunda-feira.

Por outro lado, Magibire disse desconhecer para quando o arranque da segunda fase, nomeadamente, a integração dos outros combatentes da Renamo, em maior número.

“É muito difícil prever prazos em situações como estas. O nosso desejo, como Renamo, é que este processo terminasse amanhã, Mas, infelizmente, trata-se de um processo delicado e o objectivo não é que o mesmo termine com urgência, mas sim que corra bem, por isso temos que admitir a aceleração e desaceleração deste processo para garantir uma paz duradoura”, salientou.

O secretário-geral da Renamo falava aos jornalistas na cidade da Beira onde orientou uma reunião da Liga Feminina da Renamo, que tem como objectivo eleger uma nova presidente, tendo em conta que a actual assumiu a liderança do partido em Sofala. Concorreram ao cargo seis candidatas e, até ao fecho desta nota de reportagem, ainda decorria o processo de eleição.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos