O País – A verdade como notícia

Mais 16 pessoas livres da COVID-19 e total atinge 248 no país

O número de pessoas recuperadas do novo Coronavírus no país aumentou de 232 para 248, hoje. Entretanto, as infecções continuam sem freios, tendo subido de 889 para 903. Dos novos pacientes com a doença, há duas crianças menores de cincos anos de idade

Os 16 novos recuperados da COVID-19 são cidade de Maputo (07), Tete (02), Zambézia (02) e Cabo Delgado (05), refere a Direcção Nacional de Saúde Pública, salientando que os pacientes “cumpriram o isolamento domiciliário durante o período da doença”.

Relativamente aos 14 casos novos casos da COVID-19 reportados esta quarta-feira, um foi importado da vizinha África do Sul.

A província de Nampula registou mais seis casos, sendo dois na cidade de Nampula, igual número no distrito de Nacala-Porto, um em Murrupula e outro em Mogovolas. Todos resultam da vigilância em curso nas unidades sanitárias.

Assim, Nampula – província mais contaminada – registou no total 299 pacientes, dos quais 17 recuperados e quatro óbitos, dos seis já registados no país por causa do novo Coronavírus. Há mais duas mortes por outras causas em pacientes com a mesma doença.

Na Zambézia (14), a quarta província com menos casos depois de Manica (03), Gaza (07), e Inhambane (13), respectivamente, foram descobertos três casos novos: Dois na cidade de Quelimane, resultantes da vigilância nos hospitais; e um no distrito de Milange. Este é consequência do rastreio de contactos de casos positivos.

No distrito de Nhamatanda, em Sofala, a vigilância nas unidades sanitárias permitiu também a descoberta de um paciente, dos 14 ontem anunciados pela Direcção Nacional de Saúde Pública.

Segundo aquela instituição subordinada ao Ministério da Saúde (MISAU), a província registou três casos, sendo um no distrito de Moamba, na fronteira de Ressano Garcia; e a cidade da Matola e o distrito de Boane tiveram um paciente cada.

A cidade de Maputo, a terceira região do país com um aumento significativo de pessoas com a COVID-19, registou mais um caso, tendo, até esta quinta-feira, 139 infectados.

Os 14 pacientes hoje anunciados “encontram-se em isolamento domiciliário e decorre o mapeamento dos seus contactos”, de acordo com um comunicado da Direcção Nacional de Saúde Pública, enviado ao “O País”.

Moçambique já registou um total de 23 indivíduos internados devido ao novo Coronavírus. Destes, apenas seis continuam sob cuidados hospitalares, porque sofrem de “patologias crónicas diversas, associadas à COVID-19”.

Os doentes encontram-se acamados nas províncias de Nampula, Tete, Sofala, cidade de Maputo e Gaza. Apresentam “boa evolução clínica”, segundo a Saúde.

A Direcção Nacional de Saúde Pública reitera o apelo ao cumprimento das medidas de prevenção e/ou combate da COVID-19

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos