O País – A verdade como notícia

Maira Taucale forma-se em cinema nos Estados Unidos

Maira Armando Isaías Taucale tem 23 anos de idade e ganhou uma bolsa de estudo da Multichoice Talent Factory (MTF) de dois meses para os Estados Unidos da América, onde vai receber capacitação em matérias de produção de conteúdos cinematográficos.

De acordo com uma nota de imprensa, a cineasta moçambicana vai estudar na New York Films, uma das academias mais famosas em termos de produção de talentos para a indústria do cinema. “Vão ser dois meses intensos, primeiro, porque vou a um país que está no ramo de cinema há muitos anos e isso me deixa muito entusiasmada. Segundo, é pelo tipo de faculdade. Vou a New York Films, e é uma das referências. Muitos dos artistas que estão no mercado vieram de lá. É uma responsabilidade, vou para uma grande cidade, as distrações são muitas, mas devo ter foco”, disse Maira Armando Isaías Taucale.

A cineasta leva os Estados Unidos três projectos de séries na manga. Sem entrar em detalhes, a cineasta disse que os três projectos que já estão no papel são histórias ligadas ao empoderamento da raça negra e no engajamento da mulher.

A expectativa da bolseira, segundo lê-se na nota de imprensa, é que, ao consolidar o seu conhecimento nos EUA, possa desenvolver uma linha que torne os três seriados universalmente aplicáveis em diferentes contextos que não sejam só moçambicano.

Maira Armando ganhou a bolsa de estudo da Multichoice Talent Factory (MTF) para os EUA depois de ter participado de uma formação na academia desta iniciativa, na Zâmbia, e que durou um ano, tendo ficado em primeiro lugar, sendo que a formação decorreu, numa primeira fase, no modelo presencial, e na segunda fase, através das plataformas digitais, por conta da pandemia do novo coronavírus.

A vencedora da bolsa de estudo disse que a formação na Zâmbia foi de mais valia porque permitiu que se munisse de ferramentas para enfrentar o mercado cinematográfico.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos