O País – A verdade como notícia

Luísa Diogo defende educação como factor transformador da mulher

A antiga primeira-ministra defende que a educação e o acesso ao conhecimento são instrumentos fundamentais para o empoderamento da mulher. Luísa Diogo fez esta observação na abertura do ano académico na Universidade Lúrio em Nampula. A palestra de Luísa Digo esteve subordinada ao tema “O papel das jovens mulheres na transformação da sociedade colocada entre valores patriarcais, conservadores e os desafios da globalização”
“O acesso à informação e ao conhecimento permitem a mulher ampliar o seu horizonte de conhecimento do mundo e de outras realidades culturais e sociais. Por isso a educação é o veículo principal de transformação da mulher”, defendeu Luísa Diogo.

A antiga governante reconheceu porém que a mulher registou muitos avanços, mas entende que há ainda muitos desafios pela frente, que só serão vencidos se a mulher não se distrair, sabido que há ainda muitas marcas da sociedade patriarcal em Moçambique, que reservam o espaço de tomada de decisão apenas para o homem.

Por seu turno, o reitor da Universidade Lúrio, Francisco Noa, defendeu a produção, a transmissão e a aplicação do conhecimento como um dos principais fundamentos para o progresso das nações, e para a afirmação individual e profissional. ”O nosso pais enfrenta hoje enormes desafios no sentido de não só continuar a corrigir as históricas assimetrias, mas também  o de assegurar o desenvolvimento sócio-económico  e  o bem-estar da sociedade moçambicana. “Afirmou noa.

A Universidade Lúrio existe há 11 anos e, segundo o seu reitor, tem feito muito esforço para combater as assimetrias regionais num contexto adverso quer nacional como internacional .
A Universidade Lúrio oferece 23 cursos de graduação, na modalidade presencial. Os cursos são direcionados a candidatos com o ensino médio finalizado e tenham sido seleccionados no processo dos exames de admissão. Os cursos conferem aos estudantes certificados e diplomas de licenciatura.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos