O País – A verdade como notícia

“Locomotiva” procura terceiro lugar diante do despromovido Têxtil

O Ferroviário de Maputo tem jogo marcado para esta quarta-feira diante do Têxtil de Pungue, em atraso, referente a 27ª jornada do Moçambola 2019. Outro jogo em atraso será disputado entre o Textáfrica do Chimoio e o Desportivo de Nacala.

As emoções do Moçambola 2019 tem o seu prosseguimento na tarde desta quarta-feira, com a disputa de dois jogos em atraso, referentes a 27ª jornada, que foi disputada no domingo passado. Trata-se dos embates entre o Ferroviário de Maputo e o Têxtil de Púnguè e o Textáfrica de Chimoio vs Desportivo de Nacala, que não se realizaram devido ao compromisso que os “locomotivas” de Maputo e os “fabris” do Planalto tiveram no domingo, referente à Taça de Moçambique.

Textáfrica do Chimoio e Ferroviário de Maputo defrontaram-se no domingo para a segunda mão da primeira meia-final da Taça de Moçambique, eliminatória ganha pela turma da capital do país nas grandes penalidades, por 4-3, depois do empate a dois golos, no conjunto das duas mãos.

Uma partida que obrigou ao adiamento dos dois jogos ora marcados para esta quarta-feira em Maputo e Chimoio, respectivamente, no Estádio da Machava e no campo da Soalpo, referentes a 27ª jornada.

Os “locomotivas” da capital do país procuram somar três pontos para alcançarem o seu homónimo da Beira e chegar ao terceiro lugar da tabela classificativa, estando a esta altura com 39 pontos, menos 3 que o Ferroviário da Beira, enquanto os “fabris” da Manga, já despromovidos do campeonato nacional, uma vez que mesmo vencendo todos os jogos que ainda faltam não somam pontos suficientes para se manterem no Moçambola, e jogam pela honra.

O embate entre Ferroviário de Maputo e Têxtil de Pungue é para ver em directo, na Stv Noticias, a partir das 15H00.

Já o Textáfrica do Chimoio, ferido após eliminação da Taça de Moçambique, vai defrontar um Desportivo de Nacala que procura a todo custo sair da zona perigosa, uma vez que está um lugar acima da zona da despromoção, com mais um ponto que o primeiro dos que estão a abaixo da linha d’água. A turma de Chimoio também procura somar os três para garantir de uma vez por todas um lugar no Moçambola 2020.

 

“Hidroeléctricos” com menos três jogos

Reza o regulamento de competições da Liga Moçambicana de Futebol que as três últimas jornadas devem ser disputadas no mesmo dia e à mesma hora, salvo se forem jogos que não influenciam em nada para a conquista do título ou para a fuga a despromoção, facto que foi transgredido este ano.

É que faltam por disputar apenas três jornadas até ao final do Moçambola 2019, o que devia presumir que os jogos fossem no mesmo dia e à mesma hora. Entretanto, a Liga Moçambicana de Futebol já marcou os jogos da antepenúltima jornada da prova, a 28ª, para este domingo que vem, mesmo estando em uma situação de ter a União Desportiva de Songo com três jogos em atraso, nomeadamente diante do Incomáti de Xinavane, em casa, Ferroviário de Maputo e Costa do Sol, fora.

Ainda assim, os três jogos ainda não tem data para a sua realização, uma vez que esta quarta-feira os “hidroeléctricos” jogam para a segunda mão da segunda meia-final da Taça de Moçambique, no Chiveve, diante da Liga Desportiva de Sofala, equipa que goleou na primeira mão por 9-0.

Facto mesmo é que depois dessa jornada o Moçambola vai parar para dar lugar aos jogos da selecção nacional, os Mambas, que tem dupla jornada com o Ruanda e Cabo Verde, referentes a qualificação ao CAN-2021.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos