O País – A verdade como notícia

“Locomotiva” de Maputo iniciou marcha da temporada 2022

Fotos: Ferroviário de Maputo

A equipa principal do Ferroviário de Maputo desceu, esta terça-feira, ao sintético do Estádio da Machava para a primeira sessão de treinos de preparação da nova época. O técnico Jean Losciuto priorizou a recuperação física dos jogadores. Já os atletas prometem muito trabalho para alcançarem os objectivos da época.

Foi o primeiro treino orientado pelo novo treinador Jean “Jeff” Losciuto, que contou com a presença de 29 jogadores, entre jogadores que transitam da época passada, da formação e reforços, até aqui não anunciados.

De acordo com a página do clube da capital do país, o número de jogadores poderá subir ainda mais nos próximos dias, mesmo porque há jogadores que ainda não estão integrados, casos de Jeitoso, que esteve associado à União Desportiva de Songo.

Para a primeira sessão no relvado, o novo técnico, conhecido por Jeff Loscuito, privilegiou a recuperação física dos jogadores, tendo em conta que os mesmos estiveram parados por pouco mais de dois meses.

Jeff Loscuito considera que as primeiras sessões de treinos, nos próximos dias, vão servir para readaptação física, até porque “quando se é novo há sempre uma curiosidade de todos para conhecer os métodos do treinador, o que é normal. Mas estas primeiras semanas serão mais de readaptação física. Temos de preparar com detalhes a época de forma a chegarmos nas competições em melhores condições físicas e táticas”, disse, citado pela página oficial da colectividade.

Só depois deste período de recuperação é que a equipa vai entrar para os aspectos técnicos e tácticos com vista às competições internas que arrancam já em Fevereiro. Loscuito diz que “há tempo para isso”.

“Vejo uma equipa bastante juvenil, com alguns mais velhos e experientes. Estou feliz de trabalhar com jovens, como sabes, eles querem comer a relva, querem jogar, e vamos potenciá-los para isso, porque não basta só jogar”, explicou o técnico, citado pelo Ferroviário de Maputo.

 

JOGADORES PROMETEM MUITO TRABALHO E DISCIPLINA

Com o arranque dos trabalhos de preparação da época, o clube já traçou os seus objectivos e metas para este ano, nomeadamente o resgate da mística e a conquista de títulos que fogem da colectividade há mais de cinco anos.

O médio Kito deixou claro que a equipa vai trabalhar ao limite para alcançar os objectivos da época. “É uma nova etapa nas nossas carreiras que esperamos que seja positiva. Aquilo que queremos prometer é muito trabalho e disciplina. Vamos cumprir com aquilo que são os objectivos do clube”, vincou Kito, citado pelo clube.

Já Shaquille Nagy, jogador revelação da época passada, assume o objectivo e desejo de ser campeão nacional pelo Ferroviário de Maputo. O internacional moçambicano diz estar feliz com a distinção que mereceu ano passado, mas “teremos de ser mais astutos para mudar aquele quadro cinzento”, referindo-se à sétima posição com que o clube terminou a época.

“Particularmente tenho um objectivo claro de ser campeão nacional pelo Ferroviário e acredito que este seja o fito de toda a estrutura”, desejou o médio.

Quem também quer vencer o título e entrar nos anais dos melhores artilheiros das provas internas, é o avançado Marcel, que reconhece que não será fácil, e por isso diz que o conjunto está ciente do que os espera pela frente, “mas vamos fazer de tudo para ganhar”. Estamos preparados para ganhar”.

Os “locomotivas” da capital do país vão disputar três competições internas esta temporada, nomeadamente o Campeonato Provincial, que arranca em Fevereiro e termina em Abril, a Taça de Moçambique e o Moçambola-2022, provas que arrancam em Maio e prolongam-se até Novembro.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos