O País – A verdade como notícia

“Locomotiva” apita na BAL e está a uma vitória dos “quartos”

O Ferroviário de Maputo venceu o segundo jogo na Liga Africana de Basquetebol, ao AS Douanes do Senegal, por 88-74 e está a uma vitória de se qualificar aos quartos-de-final da competição. Alvaro Masa voltou a evidenciar-se ao fazer 26 pontos, 9 ressaltos e 4 assistências.

Depois da derrota na primeira jornada diante do Zamalek do Egipto, impunha-se ao campeão nacional uma vitória para manter viva a esperança da qualificação aos quartos-de-final da maior competição de clubes do continente africano, organizado pela FIBA-Africa, em parceria com a NBA.

Ora, não se fez de rogada a turma moçambicana, que teve, em Alvaro Masa, mais uma vez, o maquinista que liderou a “locomotiva” para os números finais que garantiram a vitória.

O primeiro quarto do jogo foi bem conseguido pela turma moçambicana, que fez um parcial de 21-12, mas baqueando no segundo quarto, no qual foi derrotada por oito de diferença: 17-25, saindo ao intervalo a vencer com uma margem mínima de 38-37.

Milagre Macome reconheceu as fragilidades que a equipa teve no segundo quarto e tratou logo de corrigir o intervalo e a “locomotiva” regressou novamente a todo vapor. Os “estrangeiros” entraram em cena e carregaram a equipa às costas, fazendo com que, no terceiro período, voltasse a vencer por seis pontos de diferença: 24-19.

No último quarto, aproveitando a pressão que a turma senegalesa estava a ter na partida, até porque vinha de uma vitória na primeira jornada diante do GS Pétroliers, por 94-76, e não queria vergar, sob pena de perder a vaga para os quartos-de-final, o Ferroviário de Maputo obrigou o adversário a erros sistemáticos e defensivos, que permitiram que, logo cedo, tivesse cometido as cinco faltas, passando a dar lugar aos lançamentos livres.

Nesse período, os jogadores do Ferroviário de Maputo estavam com mão quente e certeira e fizeram um parcial de 26-18, terminando a partida a vencer por uma diferença de 14 pontos: 88-74.

A turma moçambicana precisa de vencer o GS Pétroliers da Argélia, na última jornada do grupo C, sábado, quando forem 14h00, para garantir a vaga na fase seguinte da competição.

Alvaro Masa novamente em evidência
Para este jogo, Milagre Macome iniciou a partida sem o capitão Custódio Muchate e, na quadra, estavam Baggio Chimondzo, Demarcus Holland, Myck Kabonga, Alvaro Masa e Adjehi Baru.

Desses, apenas Chimondzo não foi para além dos 18 minutos, já que os restantes fizeram acima de 35 minutos, nomeadamente 38:25 minutos para Holland, que foi o mais utilizado, 37:36 para Alvaro Masa, 37:19 para Kabonga, e 36:12 para Baru.

Dos restantes jogadores, além de Baggio Chimondzo, apenas Custódio Muchate e Inélcio Chire fizeram mais de 10 minutos (16:22 e 11:36, respectivamente), enquanto Milton Caifaz fez 2:24 e Hugo Martins 1:35. Stélio Dinis e Yuran Biosse não foram utilizados na partida.

No capítulo individual, o espanhol Alvaro Masa voltou a superiorizar-se e carregou o Ferroviário de Maputo para vitória importante na Liga Africana de Basquetebol.

O atleta, que vem representando os “locomotivas” da capital do país há mais de dois anos, fez 26 pontos, sendo seguido por Myck Kabonga, com 20, e Demarcus Holland, com 19 pontos.

Adjehi Baru fez 13 pontos e Baggio Chimondzo 8, enquanto Custódio Muchate terminou nos dois pontos na partida.

Nos ressaltos Adjehi Baru a ganhar a bola por 11 ocasiões, contra nove de Alvaro Masa e oito de Custódio Muchate.

A primeira fase da Liga Africana de Basquetebol termina no próximo domingo, seguindo-se os quartos-de-final, nos quais se qualificam os dois primeiros de cada um dos três grupos, mais os dois melhores terceiros classificados.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos