O País – A verdade como notícia

Liocádia Manhiça já está integrada no Leixões de Portugal

Fotos: Leixões SC

A atleta moçambicana de voleibol feminino, Liocádia Manhiça, capitã da selecção nacional e da UP Maputo, já está integrada nos trabalhos do Leixões Sport Club de Portugal desde esta quarta-feira.

Liocádia Manhiça despediu-se de Moçambique há uma semana, com intenções de profissionaliza-se desportivamente, mas também dar continuidade aos seus estudos, nomeadamente no curso de Auditoria e Contabilidade, que se encontrava a cursar na Universidade Pedagógica de Maputo, equipa na qual também jogava.

O anúncio da integração de Liocádia Manhiça no clube português foi feito pelo próprio clube, na sua página de internet, referindo que foi “na sequência do seu projecto social, pedagógico e desportivo, que (o Leixões Sport Club) encetou uma parceria com a Fundação Carlos Morgado e a Universidade Pedagógica de Maputo que culminou com a recepção da atleta de 22 anos de idade, Liocádia Manhiça, capitã da Selecção de Voleibol de Moçambique”.

A atleta era parte dos quadros da equipa de voleibol da UP Maputo, que em Janeiro sagrou-se vice-campeã regional (Zona VI), após perder na final para Académica de Maputo, numa competição que contou com a participação, para além de Moçambique, de equipas de Zimbabwe, Botswana, África do Sul e Lesotho.

O Leixões de Portugal caracteriza Liocádia Manhiça como “uma das melhores voleibolistas de Moçambique”, e que está naquele clube não só para jogar, mas também para onde “prosseguirá com a carreira académica em Portugal e terá nova experiência, desafios e conquistas depois de já ter conquistado tudo o que havia para conquistar no seu país, nomeadamente o Campeonato da Cidade de Maputo, Taça de Moçambique, Campeonato Nacional e Campeonato Africano da Zona VI, ao qual juntou vários prémios individuais”.

A nova colectividade de Liocádia Manhiça “deseja os maiores sucessos com as nossas cores” à atleta internacional moçambicana.

Para já, Liocádia integra-se na colectividade e será acompanhada por uma tutora, que é, também, treinadora de vólei e personal trainer, que garantirá total ambientação social, treinos de adaptação física e técnico-tácticos e outros.

O Leixões Sport Club é o clube mais titulado de Portugal na modalidade de voleibol, com 18 campeonatos conquistados e actual detentor da Taça de Portugal, conquistada semana passada.

 

“RESPONSABILIDADE ACRESCIDA”, DISSE LIOCÁDIA

Aquando da sua despedida no recinto da Universidade Pedagógica, perante o respectivo Reitor, colegas, treinadores e familiares, Liocádia mostrou-se satisfeita pela oportunidade, mas também apreensiva, tendo em conta aquilo que considerou sua transferência para o vólei profissional português.

Na ocasião, Manhiça referiu que “é uma responsabilidade acrescida, e por outro lado é uma oportunidade para poder estudar, principalmente. Fazer testes no Leixões é o sonho de qualquer um”.

Liocádia Manhiça falou dos sonhos e objectivos nesta sua primeira aventura fora do país, a qual carrega às costas a responsabilidade de poder se tornar na primeira voleibolista moçambicana a jogar no velho continente, a Europa.

“Farei de tudo para dignificar o nosso país, não só, o nosso continente também, porque fiz algumas pesquisas, não tem nenhuma africana naquela equipa. Daí que entendo que é uma responsabilidade a dobrar”, disse na despedida aos moçambicanos.

A atleta de 22 anos de idade despediu-se, na sexta-feira da semana passada, durante um almoço oferecido pela Reitoria da UP Maputo e parceiros para homenagear as vice-campeãs africanas da Zona VI. Recorde-se que a UP Maputo conquistou o campeonato da Zona VI, em Lilongwe, Malawi, em 2019, e este ano foi destronada pela Académica de Maputo, numa prova que decorreu na capital do país.

O Leixões Sport Club é um clube de Matosinhos, município localizado no distrito do Porto, fundado a 28 de Novembro de 1907. Apesar de ser um clube com diversas modalidades e com um vasto e rico historial, tem o voleibol como uma das suas principais modalidades.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos