O País – A verdade como notícia

Liocádia Manhiça a caminho de Portugal para jogar pelo Leixões

Foto: O País

A voleibolista moçambicana Liocádia Manhiça segue amanhã para Portugal, onde deverá jogar nos Leixões e dar continuidade aos seus estudos, no quadro de um intercâmbio entre a Universidade Pedagógica e a Universidade do Porto.

Conquistou tudo o que havia para conquistar em Moçambique, colocou África aos seus pés com a sua consagração como campeã de clubes da Zona VI. O espaço interno ficou demasiado pequeno, diga-se. Por isso mesmo, havia que se lançar a outros desafios e conquistas, tal como fazem os grandes campeões, por todo o mundo.

E o Leixões Sport Club, clube mais titulado de Portugal, com 18 campeonatos conquistados e actual detentor da Taça de Portugal, será a porta de entrada para o profissionalismo da atleta moçambicana.

“É uma responsabilidade acrescida, e por outro lado é uma oportunidade para poder estudar, principalmente. Fazer testes no Leixões é sonho de qualquer um”, partilhou a atleta.

À terras lusas, precisamente ao norte de Portugal, Liocádia Manhiça carrega consigo o sonho de singrar no melhor clube daquele país. Mas não só! Carrega às costas a responsabilidade de poder se tornar na primeira voleibolista moçambicana a jogar no velho continente, a Europa.

“Farei de tudo para dignificar o nosso país, não só, o nosso continente também, porque fiz algumas pesquisas, não tem nenhuma africana naquela equipa. Daí que entendo que é uma responsabilidade a dobrar”, frisou.

O Guru do voleibol moçambicano e com uma folha de serviço assinalável, Ângelo Lourenço desatou o nó e descreveu com paixão a concretização de um sonho que carrega há algum tempo.

“Isto é resultado de longos anos, com muita persistência, muita insistência, trabalho árduo, dias e noites mal passados. Portanto, é fruto de trabalho, e temos a primeira menina que vai integrar numa equipa europeia”, expressou-se o técnico.

Atacante oponente, com excelente impulsão e bom remate, Liocádia Manhiça tem tudo para dar certo.

“Isso é um ganho para a Universidade Pedagógica, é um ganho para o país. A selecção nacional, de certa forma, vai ter benefícios nisso. Eu acho que é uma experiência que eu acredito que vai abrir portas para outros atletas, já tivemos no passado Délcio, que foi para Argélia jogar, isso só engrandece Moçambique”, concluiu.

Liocádia Manhiça segue próxima amanhã para Portugal, onde irá, igualmente, prosseguir com a carreira académica ao abrigo de uma bolsa de estudos.

A atleta de 22 anos de idade despediu-se na sexta-feira das suas colegas de equipa num almoço oferecido pela Reitoria da UP Maputo e parceiros para homenagear as vice-campeãs africanas da Zona VI. Recorde-se que a UP Maputo conquistou o campeonato da Zona VI, em Lilongwe, Malawi, e este ano foi destronada pela Académica de Maputo.

O Leixões Sport Club é um clube de Matosinhos, município localizado no distrito do Porto, fundado a 28 de Novembro de 1907. Apesar de ser um clube com diversas modalidades e com um vasto e rico historial, tem o voleibol como uma das suas principais modalidades.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos