O País – A verdade como notícia

Lina e António vencem corrida para Jogos Olímpicos de 2024

Foto: FMA

A localidade de Macaneta, no distrito de Marracuene, Província de Maputo, foi palco de uma prova pedestre denominada “Corrida de Macaneta”, no âmbito da preparação dos atletas moçambicanos rumo aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A prova, organizada pela Embaixada da França em Moçambique e ESwatini, em coordenação com o Comité Olímpico de Moçambique, Governo do Distrito de Marracuene e a Federação Moçambicana de Atletismo, decorreu também no âmbito da celebração do Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz que se comemorou esta quarta-feira.

Participaram da “Corrida de Marracuene” perto de 250 alunos provenientes das Escolas Francesa de Maputo, Secundária Gwaza Muthini e Albert Einstein, Primária de Mbuva, Macaneta e Centro Educacional, sendo que a mesma tinha como objectivo iniciar o processo de sorteio de dois alunos (em masculino e feminino) para representar o país nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2024.

António Afonso, em masculinos, foi o grande vencedor, ao percorrer a distância com o tempo de 37 minutos, 23 segundos e 05 centésimos, seguido de Francisco Nhaca (43:04:22) e Francisco Magaia (45:10:12) a fecharem o pódio.

Em femininos, Lina Mandlaze fez o percurso em 40 minutos, 05 segundos e 03 centésimos, fechando o pódio Otília Nhaca, com o tempo de 42 minutos, 06 segundos e 14 centésimos e Célia Marcel, que fez 43 minutos e 20 centésimos.

A efeméride contou com a presença para além dos organizadores, do Conselheiro da Embaixada da França, do Secretário-Geral do Comité Olímpico de Moçambique, Penalva César, da Secretária Permanente Distrital de Marracuene, Calmira Chongo, do Director Provincial de Juventude Emprego e do Desporto, Joaquim Fernando Mundlovo, Presidente da Federação Moçambicana de Atletismo, Kamal Badru, dos Membros do Governo Distrital, Chefes do Posto Administrativo Sede, Localidade Sede e de Macaneta.

Depois desta prova, a Federação Moçambicana de Atletismo projecta a realização de um curso de juízes e cronometristas, entre 25 a 29 deste mês, para além do provincial de mini atletismo “Samora Machel”, que terá lugar em todas províncias.

Recorde-se que a Federação Moçambicana de Atletismo vai realizar sua Assembleia Geral a 7 de Maio próximo, em Inhambane, na mesma data em que vai organizar o Nacional de mini Atletismo “Samora Machel”, que vai contar com os vencedores das provas provinciais.

 

Masculinos:
• 1° António Afonso 37:23:05
• 2° Francisco Nhaca 43:04:22
• 3° Francisco Magaia 45:10:12

Femininos:
• 1° Lina Alberto Mandlaze, 40:05:03
• 2° Otília Nhaca 42:06:14
• 3° Célia Marcel, 43:00:20

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos