O País – A verdade como notícia

Líderes africanos reagem à morte do pai do Zimbabwe com tristeza e gratidão pelo seu legado

Alguns líderes africanos já exprimiram condolências pela morte do ex-presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe.

Considerado herói por alguns e ditador por outros, o líder controverso do Zimbabwe, Robert Mugabe, causou comoção ao mundo com a sua partida.

Começando com o governo do Zimbabwe que emitiu mensagem de condolências ao povo zimbabwiano, considerando Mugabe um lutador da liberdade pan-africanista destemido. O presidente zimbabwiano, Emmerson Mnangagwa, escreveu no Twitter que Mugabe é um ícone da liberdade, um pan-africanista que dedicou a sua vida à emancipação e empoderamento do seu povo. E a sua contribuição à nação e à Africa é inesquecível.

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi endereçou disse que ficou profundamente entristecido ao tomar conhecimento esta manhã, do falecimento de Sua Excelência Robert Gabriel Mugabe, antigo Presidente da República do Zimbabwe.

O Presidente da Tanzânia, John Magufuli, disse que África perdeu um dos grandes líderes pan-africanistas que liderou pelo exemplo na luta contra o colonialismo.

O Presidente da Zâmbia, Edgar Lungu, disse estar muito triste com a partida do pai do Zimbabwe e garante que o lugar de Mugabe na história de África é certa. Já o Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, diz que certamente o mundo vai lembrar-se de Mugabe como um homem de coragem que lutou por aquilo em que acreditava.

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, enalteceu a contribuição de Mugabe na luta contra apartheid na África do Sul e disse que África jamais esquecerá a luta do pai do Zimbabwe contra colonialismo. Julius Malema, líder da esquerda do Partido sul-africano, EFF, também lamenta a morte do gigante da Revolução Africana e pede proteção do seu legado, não permitindo que os inimigos digam aos africanos como se lembrar de Mugabe.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos