O País – A verdade como notícia

Líderes africanos felicitam Nyusi e Momade pelo acordo de reconciliação

A assinatura do acordo de paz e reconciliação, na Praça da Paz, em Maputo, foi testemunhada por diversos líderes africanos, os quais, reagindo ao acto, felicitaram Filipe Nyusi e Ossufo Momade pelo momento histórico que juntos protagonizam.

Entre os líderes africanos, o primeiro a discursar foi o Presidente da Namíbia e da SADC. Hagi Gengob congratulou os que considera seus irmãos, Filipe Nyusi e Ossufo Momade, por encontrarem na paz o requisito para o desenvolvimento de todos os moçambicanos: “É um momento ímpar para mim. A vossa batalha para silenciar as armas é grande. Reconhecemos esta paz duradoura que acaba de começar. Os presidentes Nyusi e Momade vão levar a cabo este processo”.

Igualmente como testemunha deste momento importante para o país, esteve Cyril Ramaphosa. Na percepção do Presidente da África do Sul, o acordo de hoje é o princípio do propósito africano de silenciar as armas até 2020. Logo, o evento desta tarde é uma pedra angular para alcançar a pacificação da região e do continente inteiro. “Estamos hoje a fazer história, resultante da coragem de Nyusi e Momade”, disse Ramaphosa.

O Vice-Presidente do Zimbabwe, também interveio na Praça da Paz. Na óptica de Kembo Muhadi, a assinatura deste acordo é importante para os moçambicanos e para os seus vizinhos. O acordo vai melhorar condições económicas e o mundo vai-se beneficiar das cessações das hostilidades em Moçambique.
Já o Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Mahamat, felicitou Filipe Nyusi e Ossufo Momade pela coragem que lhes permitiu alcançar este acordo de reconciliação.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos