O País – A verdade como notícia

Lichinga: única capital provincial sem transporte público

Lichinga é a capital da província de Niassa, no Norte do país.
O edifício da Sé Catedral é dos poucos bem conservados numa das zonas nobres da urbe, para além do edifício onde funciona o Governo Provincial.

A Praça da Liberdade é, se calhar, o único sítio público mais atraente, onde jovens e adultos sentam-se para estudar ou mesmo passar alguns momentos de lazer, numa cidade que evolui a um rítmo muito lento.

Em Lichinga, as estradas são a principal preocupação. Em quase toda a zona cimento existem buracos que tiram o conforto de quem passa por lá, para além das consequências que causam aos veículos que circulam por estas avenidas e ruas.

A pouco mais de um ano para o fim do mandato, o actual elenco do Conselho Municipal da Cidade de Lichinga conseguiu apenas construir duas estradas de pavês que não totalizam dois quilómetros de extensão. Aliás, uma delas terminou a meio do trajecto definido.

O vereador para a área de Urbanização e Infra-Estruturas, Pius Obcello, reconhece os problemas e aponta o dedo à crise financeira.

Para além de dificuldades nas vias de acesso, o Município de Lichinga não tem transporte público ou semi-colectivo de passageiros em funcionamento. Um pouco por todos os lados encontra-se praças de moto-taxistas que garantem a circulação de pessoas e bens na urbe.

Da parte do Município, a explicação que encontramos foi que por estas bandas as pessoas não sobem os autocarros, por isso os que o Governo disponibilizou estão parqueados. Outros, estão avariados.

Na área de salubridade, a cidade de Lichinga não tem carro para a recolha de lixo porque em 2013 lançou um concurso para a compra de três viaturas, sendo que duas era precisamente para a recolha de lixo e outra para a casa mortuária do Hospital Provincial de Lichinga.

Entretanto, a empresa que foi seleccionada recebeu 5.7 milhões de meticais e até hoje não entregou os veículos e desapareceu sem deixar rastos.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos