O País – A verdade como notícia

Liberdade de expressão e meio ambiente: os temas da 6ª edição do concurso de curtas do CCMA

O Centro Cultural Moçambicano-Alemão (CCMA) abriu as candidaturas para a sexta edição do concurso de curtas-metragens. Os filmes concorrentes devem ter cinco minutos no máximo.

 

Até 1 de Março, estão abertas as candidaturas para a sexta edição do concurso de curtas-metragens do Centro Cultural Moçambicano-Alemão (CCMA). Os interessados, com efeito, devem realizar filmes com duração máxima de cinco minutos, considerando os temas liberdade de expressão ou meio ambiente e ecossistemas.

À imagem do que aconteceu nas outras edições, o concurso de curtas-metragens do CCMA pretende sobretudo dinamizar e criar novas possibilidades no cinema nacional, sempre a pensar nos jovens cineastas e naqueles que têm paixão pela sétima arte. “Para se candidatarem, não precisam ter muita experiência, mas conhecimento mínimo sobre cinema”, preveniu, esta sexta-feira, Carolin Brugger, a Directora do CCMA.

Nesta sexta edição, o CCMA escolheu como um dos temas a liberdade de expressão porque o cinema é uma ferramenta muito potente para reivindicação de direitos e para elaboração de crítica social. Quanto ao outro tema, meio ambiente e ecossistemas, insere-se na lógica do Science Filme Festival, “o maior festival de filmes sobre a ciência a nível internacional. Nós fazemos parte desse projecto através do Goethe Institute”, lembrou Carolin Brugger.

Além de promover novos autores, o CCMA pretende, para o ano, integrar a plataforma do Science Filme Festivalcom com curtas-metragens sobre a ciência produzidas em Moçambique, ao nível do concurso internacional. Enquanto isso não acontece, neste 2022, quando forem conhecidos os vencedores do concurso, o CCMA vai proporcionar workshops aos concorrentes que se destacarem. A sessão irá decorrer focando-se em aspectos de produção e técnicas do cinema.

Numa outra etapa, os filmes distinguidos do concurso de curta-metragens serão exibidos no Ciclo de Cinema Europeu, em Maputo, e em alguns países de língua portuguesa, incluindo o apetecível mercado brasileiro.

O concurso do CCMA inclui, finalmente, premiação monetária de 45 mil, 35 mil e 25 mil, para o primeiro, segundo e terceiro classificados, respectivamente.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos