O País – A verdade como notícia

Leite colectado é distribuído apenas para bebés prematuros internados no HCM

O leite colectado no Banco de Leite Materno é distribuído apenas aos bebés prematuros internados no Hospital Central de Maputo (HCM), numa primeira-fase.

Este serviço é novo e ajuda a resolver um problema antigo, dificuldades ou complicações para amamentar.  

Nosta Macuácuá, é doadora e mãe de quatro filhos, sendo que o mais novo está agora com sete meses. Nosta é uma doadora regular e diz que os benefícios da doação não são só para quem recebe, mas também para quem dá. Diz ainda que em momento algum por causa da doação, o bebé dela ficou prejudicado. Por isso, deixa o convite para as outras mães.

Para se tornar doadora é preciso cumprir com alguns pré-requisitos, a saber:

-Estar a amamentar o próprio filho;

-Ser saudável;

-Ter resultados negativos nos exames de Hepatite B, Sífilis e HIV.

Os três exames são feitos de três em três meses e são os mesmos exigidos durante o pré-natal. Cada uma das etapas é fundamental para eliminar possíveis bactérias e assegurar a qualidade do leite antes de ser dado aos bebés. É na pasteurização onde se tem a certeza da eliminação de qualquer contaminação.

Os médicos asseguram que não há possibilidade de transmissão de doenças da doadora para o bebé a partir do leite.

Dados do HCM indicam que até ao momento já passaram por lá 13 novas doadoras e o serviço conta com 81 registadas. Estimativas da Região Sub-Sahariana de África divulgadas sobre a Prematuridade revelaram que em Moçambique cerca de 128 mil bebés prematuros nascem anualmente, correspondendo a uma prevalência de 12 por cento em relação a todos os partos realizados no país.

A prematuridade e suas complicações são responsáveis por cerca de 10 200 mortes anuais. Os nutrientes do leite materno são necessários para os bebés que nascem antes dos nove meses.

Segundo a ministra da Saúde, Nazira Abdula, além de colectar e processar o leite, o Banco também faz aconselhamento para mães com dificuldades ou complicações para amamentar.

O Banco de Leite Humano foi inaugurado a 26 de Outubro de 2018 e localiza-se na pediatria do maior hospital do país.

A doação de leite materno é um acto voluntário.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos