O País – A verdade como notícia

Leia “ Tanucha” Dongue no Spar Citylift Girona da Espanha

Quatro vezes campeã africana de clubes, Leia Dongue reforça o Spar Girona, da primeira liga espanhola de basquetebol feminino, até ao final da época 2018-2019. Entretanto, Tanucha estreou-se este domingo com vitória sobre o Zaragosa por 84-34.

Já vai no seu terceiro emblema em solo espanhol. A internacional moçambicana, quatro vezes campeã africana de clubes ao serviço da Liga Muçulmana e do Primeiro de Agosto de Angola, Leia regressa a primeira liga espanhola de basquetebol para reforçar o Spal Girona, líder da competição local.

O Girona procurava a substituta ideal para a lesionada Bea Sanchez, depois da tentativa falhada de contratar Laura Nicholls.

De resto, Leia Dongue é uma jogadora reputada na Espanha e a escolha recaiu na Moçambicana que, nas duas anteriores passagens por aquele país, teve prestações assinaláveis.

Nos 10 jogos que realizou pelo Extremadura, na altura, na segunda divisão, Dongue ajudou a equipa a qualificar-se ao principal escalão de basquetebol espanhol.

Pelo Gernika, seu segundo clube na Espanha, Tanucha teve uma média de pontos de 11.4% por jogo, uma percentagem de 56.8 por cento nos lançamentos de campo e uma média de 4,9 ressaltos por jogo.

Na Hungria e para o campeonato local, registou uma média de pontos de 15,4 por cento, e 6,6 por cento de ressaltos por jogo.

Já na euroliga de basquetebol feminino, prova na qual o Cegledi da Hungria também fez parte, Dongue não deixou seus créditos em mãos alheias e teve uma média de 15.7 por cento de pontos por jogo, 56,7 por cento nos lançamentos dos dois pontos e 5.8 ressaltos por jogo.

De volta à Espanha, Leia Dongue estreou-se este domingo na vitória do Girona sobre o Zaragosa por expressivos 84-34.
Em 14 jogos realizados, o Girona soma 13 triunfos e apenas uma derrota.
 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos