O País – A verdade como notícia

Leia Dongue atinge marca dos 1000 pontos na Espanha

Foto: El Correo

A basquetebolista moçambicana Leia Dongue, também conhecida por Tanucha, atingiu a marca histórica de 1.000 pontos na Liga Feminina de Basquetebol da Espanha, ao serviço do Araski.

Chegou ao Kutxabank Araski da Espanha em meados de 2021 para reforçar a equipa, depois de uma passagem pela França, onde actuou pelo Nantes durante uma temporada.

Foi, na verdade, um regresso à Espanha, país que chegou em 2017 para representar Lointek Germina, tendo passado ainda pelo Spar Girona e Campus Promete.

Foi preciso quase cinco anos para a internacional moçambicana alcançar a marca de mil pontos em todos clubes que representou na Espanha. E foi no domingo passado, na derrota da sua equipa, o Araski, diante das universitárias do Vasco San Sebastian, por 75-67, num jogo que Tanucha fez 21 pontos, sete ressaltos e duas assistências, em 33 minutos em campo.

Alcançada a proeza, a basquetebolista moçambicana revelou ser uma atingir mil pontos num campeonato bastante competitivo.

“É uma honra e orgulho para mim, por ser atleta moçambicana e africana a atingir a marca dos 1000 pontos convertidos na Liga da Primeira Divisão de Espanha e uma das melhores ligas profissionais do mundo”, disse Leia Dongue citado pelo Olho Clínico.

Leia Dongue agradeceu ainda a todos que apoiam a sua carreira “em especial a minha família e ao povo moçambicano, pois este feito também tem o vosso contributo. Este feito é resultado de muito trabalho, disciplina, foco e persistência”, segundo escreve o Olho Clínico citando o twitter da jogadora.

Depois desta derrota no domingo, o Kutxabank Araski ocupa a 11ª posição da Liga Feminina da Espanha, com 30 pontos, menos 14 que a líder da prova, Valência Woman. O Araski, onde milita outra moçambicana, Tamara Seda, continua a dois pontos da zona da disputa da Liga Promoção.

De recordar que Leia Dongue joga na Primeira Liga Feminina de Basquetebol da Espanha desde a temporada 2017/2018, tendo em 2019 sido campeã ao serviço do Spart Citylift Girona. Tem ainda passagens pelo 1º de Agosto de Angola e pela Hungria.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos