O País – A verdade como notícia

Lançado projecto de apoio à cadeia de valor do caju em Moçambique

Foi lançado o projecto de apoio à cadeia de valor do Caju em Moçambique, a cerimónia de lançamento foi presidida pela Vice-Ministra da Agricultura e Segurança Alimentar, Luísa Meque, o embaixador da França, Bruno Clerc e a Directora Regional da Agencia Francesa de Desenvolvimento (AFD).

O presente projecto é uma continuidade do projecto de apoio à reactivação do caju que foi implementado de 2000 a 2007, com o apoio da AFD. O projecto teve um financiamento de dois milhões de euros.

O projecto visa desenvolver a competitividade e durabilidade económica, ambiental, social e estrutural dos produtores de caju, para facilitar a inserção no comércio internacional.

O segundo componente deste projecto inclui um projecto-piloto implementado em parceira com a ONG NITIDAE na periferia da Reserva Nacional de Gilé, nos distritos de Gilé e Pebane da Província de Zambézia, cujo objectivo é melhorar a produção com técnicas mais amigas do ambiente, a estruturação dos produtores e a comercialização, em parceria com os industriais do norte do Moçambique.

Este projecto terá a duração de três anos e irá contribuir para reforçar as capacidades do Instituto de Fomento do Caju (INCAJU) a nível central.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos