O País – A verdade como notícia

Kutenga celebra vida dos artistas na Matola

Gémeos Parruque, Sizaquiel Matlombe, Wazimbo, Roberto Chitsondzo, Nelson e Tânia Chongo e Ivone Viegas são os artistas convidados à sexta edição do Celebrando vidas, na Casa d’Artista Kutenga.

 

A Casa d’Artista Kutenga volta à carga com mais uma iniciativa artístico-cultural. Depois de algum tempo sem promover eventos, por causa da COVID-19, a organização está a preparar a sexta edição do Celebrando vidas, cuja sessão de promoção das artes moçambicanas irá acontecer no próximo dia 23 de Abril, a partir das 13 horas, na Casa d’Artista Kutenga, no Bairro Tchumene 1, Cidade da Matola.

Depois de dois anos sem poder realizar o evento anual, a coordenadora do evento, Elvira Viegas, promete um programa de continuidade, que se esmera em preservar os valores das artes e da cultura moçambicanas. “O nosso Celebrando vidas continua a ser um evento anual e muito preocupado em contribuir para questões de identidade cultural. Por exemplo, ofertamos sumo de canhu genuíno, porque, ultimamente, ao contrário do nosso costume, o sumo tem sido vendido e misturado com açúcar e água. Nós também pretendemos contribuir para resgatar questões importantes da nossa tradição”.

À sexta edição do Celebrando vidas, na Casa d’Artista Kutenga, foram convidados vários artistas. Entre eles, Gémeos Parruque, Sizaquiel Matlombe, Wazimbo, Roberto Chitsondzo, Nelson e Tânia Chongo e Ivone Viegas. Com teatro, música, dança, literatura e momentos de gastronomia, a parte cerimonial da sessão foi pensada para durar hora e meia. Depois disso, seguirá a parte recreativa.

Para dia 23 de Abril, a expectativa da organização é enorme. Até porque, “quando falei com os convidados e com as suas famílias, em torno desta ideia, manifestaram-se muito satisfeitos. “De todas as vezes que fizemos o Celebrando vidas, houve diferentes formas de corresponder à emoção do evento, quer por parte dos artistas convidados, quer por parte do público”.

Como tem acontecido, a organização do evento não está preocupada em ter a casa cheia. O que importa mesmo é que o evento agrade por ter sido bem produzido. Por isso, Elvira Viegas recomenda aos interessados para fazerem as reservas com antecedência.

Como a sexta edição do Celebrando vidas coincide com o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, possivelmente, na Casa d’Artista Kutenga haverá exposição de livros e de discos.

 

Sobre Celebrando vidas

O programa anual Celebrando vidas é um evento artístico cultural que se realiza na Casa d’Artista Kutenga. A pretensão da organização é homenagear todos aqueles que, duma ou doutra forma, contribuem para o desenvolvimento artístico e sociocultural.

Assim, de 2014 a 2018 foram homenageadas várias individualidades, como Dilon Djindji, Ivone Mahumane, Glória Muianga e Izidine Faquirá.

Em 2020, o programa homenageou Pérola Jaime, Gilberto Mendes, Gabriel Júnior e Edelvina Materula.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos