O País – A verdade como notícia

Kulungwana expõe banda desenhada “Kurika”

A Associação para o Desenvolvimento Cultural Kulungwana abre espaço para a exposição da banda desenhada “Kurika”, com curadoria de Jorge Caetano Fernandes e Sara Machado. A inauguração do evento está prevista para 14 de Outubro, pelas 14h30, na Galeria Kulungwana.

Em comunicado de imprensa, a agremiação explica que no dia 14 do mês em curso, a inauguração será restrita devido ao protocolo sanitário estabelecido para combater a COVID-19. Entretanto, de 15 de Outubro a 5 de Novembro a exposição será aberta ao público.

“A exposição retoma o Projecto Kurika “Passado e Futuro”, criado em homenagem a Manuel e João Machado da Graça, editores das primeiras duas séries da conhecida revista de banda desenhada KURIKA, pretendendo resgatar do esquecimento a Banda Desenhada, uma modalidade artística que outrora já teve um grande sucesso em Moçambique e aventurar a ideia de uma 3ª edição contemporânea”, refere o comunicado.

Segundo os curadores desta exposição, pretende-se com estas acções contribuir para o registo da história do país através do KURIKA e relembrar a história da B.D. moçambicana, convocando os artistas moçambicanos dedicados à Banda Desenhada a pensar a possibilidade de uma nova edição da revista.

A linha curatorial propõe focar-se nos mesmos valores essenciais e objectivos que estavam presentes anteriormente, “mas abre-se para todas as possibilidades e meios dos dias de hoje, e com cara fresca, juba lavada e espírito de leão jovem e irreverente, prepara-se a seduzir novas presas”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos