O País – A verdade como notícia

Kugoma abre candidaturas para 12ª edição

No passado dia 1 do mês em curso, o Kugoma – Fórum de Cinema de Moçambique abriu as candidaturas para a 12ª edição do evento que reúne em concurso curtas-metragens produzidas a nível nacional e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor Leste.

À semelhanca do ano passado, neste contexto em que as salas de cinema continuam encerradas, o Fórum de Cinema de Moçambique vai continuar com a mesma modalidade de divulgação de filmes e sessões afins, recorrendo a plataformas online e a parcerias com televisoes nacionais.

Para a 12ª edição, são elegíveis todos os filmes curtas-metragens com duração máxima até 15 minutos. “Aceitamos documentários, ficção e desemhos animados, em 2D ou em 3D, desde que tenham uma história por contar. Depois, o júri fará a selecção para que os cineastas façam parte desta grande festa”, explicou o produtor do Kugoma, António Maxlhaieie.

A 12ª ediçao do Kugoma vai premiar as melhores curtas-metragens submetidas ao concurso. No entanto, adverte o produtor: “Não queremos que as pesosas concorram pelo dinheiro ou pelo prémio, queremos que as pessoas concorram pelo gosto de fazer a sétima arte”.

Além de premiações simbólicas, esta edição inclui organização de seminários e promoção de intercâmbio entre os cineastas. Com a interacção, o objectivo também é apoiar os cineastas na produção de projectos consistentes, visando a busca de financimaneto.

As cadidaturas para 12ª edição do Kugoma estarão abertas até 30 de Junho.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos