O País – A verdade como notícia

Klemente Tsamba participa do Circuito de Teatro no Brasil

Klemente Tsamba, actor moçambicano radicado em Portugal, vai participar do Circuito de Teatro em Português, este domingo (27), em São Bernardo do Campo, Brasil. 

O circuito reúne produções de países de língua oficial portuguesa, como Angola, Brasil, Cabo Verde, Portugal e Moçambique, e teve início sexta-feira (18), no teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

Tsamba irá representar Moçambique com a peça “Nos tempos de Gungunhana”, texto construído a partir do livro “Ualalapi”, do conceituado autor moçambicano Ungulani Ba ka Khosa. Na peça, o actor encarna vários personagens para contar a história do rei Gungunhana, intercalando com cânticos e ritmos africanos em que o público é convidado a participar.
O actor dá início ao grande “karingana” ou conto tradicional sobre a vida de um simples guerreiro da tribo Tsonga, chamado Umbangananamani, que fora em algum tempo casado com uma linda mulher da tribo Macua, de nome Malice. 
Porém, o enredo, rapidamente, se transforma em uma sequência de outros pequenos “karinganas” que relatam aspectos curiosos ligados à vida do Rei Gungunhana. O texto mostra a crueldade e as mortes que, por vezes, misturam-se com o humor em cada “karingana” contado e cantado com a graça dos ritmos tradicionais de Moçambique.
A programação do Circuito de Teatro em Português reúne nove grupos e 11 espectáculos em homenagem aos 500 anos da obra “Auto da Barca do Inferno”, do poeta português Gil Vicente. 
Esta não é a primeira aparição do actor em palcos brasileiros, Tsamba esteve em Junho do ano em curso no Brasil para ministrar uma oficina e fazer um show musical e ainda apresentar o espectáculo teatral "Nos tempos de Gungunhana". 
Klemente Tsamba nasceu em Maputo. Desde cedo envolveu-se com “a música de rua”, hip-hop, teatro amador e outras artes. Desempenha inúmeras funções, desde a criação cenográfica, a criação dos jogos rítmicos ou composição musical até a representação de personagens em palco. 
Foi a arte que o levou a radicar-se em Lisboa, Portugal, dando importantes passos na carreira de actor. 
Não é só teatro. Música, artes plásticas e arte-educação alinham-se no seu portefólio. Mas é como actor que as suas acções se evidenciam, já participou em peças clássicas como o “Conto de Natal” e “Peter Pan”, mas ganhou destaque principalmente com trabalhos voltados à cultura moçambicana. Actualmente lecciona expressões artísticas integradas em algumas escolas de Lisboa e desenvolveu um projecto, Poesia com Tempero, com uma actriz brasileira, no qual seleccionam poemas cujos autores escreviam em um português característico da sua própria proveniência. 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos