O País – A verdade como notícia

“Khanimambo”, Malawi, pela oferta!

Fotos: CAF

A selecção nacional de futebol, Mambas, venceu hoje a sua similar do Malawi (0-1), em jogo da 6ª e última jornada do grupo “D” da zona africana de qualificação ao Mundial Qatar 2022. Com este resultado, os Mambas fecharam a sua participação na prova no 3º lugar com quatro pontos, resultantes de uma vitória e um empate.

À entrada da última ronda da primeira fase de apuramento ao Campeonato do Mundo, a selecção nacional de futebol jogava apenas para cumprir o calendário.

Aliás, e para ser preciso, ficou fora da corrida ao Mundial depois das derrotas diante dos Camarões (3-1, a 8 de Outubro, e 0-1, três dias depois). Era, por isso, uma questão de jogar pela honra na derradeira jornada de qualificação ao Mundial 2022.

A jogar, uma vez mais, em casa “emprestada”, Benin, o seleccionador nacional de futebol, Chiquinho Conde, promoveu algumas alterações em relação ao onze que apostara no confronto com a Costa do Marfim, no qual os Mambas foram goleados (3-0).

Conde apostou em Ernani, Sidique, Zainadine Jr, Edmilson Dove, Reinildo Mandava, Kambala, Shaquile, Dominguez, Witi Quembo, Clésio e Reginaldo. Sairam, portanto, do onze escaldo para partida contra a Costa do Marfim Gildo, Martinho, Genny Catamo e Luís Miquissone. Com o objectivo de fecharem a fase de apuramento com uma vitória, os Mambas assumiram as rédeas do jogo. Tiveram maior domínio territorial e jogaram em posse. Mas, no último reduto do adversário, não conseguiram ter critério. Os malawianos, que igualmente partiram para esta ronda sem possibilidades de seguirem para a fase dos “play-offs”, não fizeram muito para merecer a vitória.

E, na segunda metade, ou seja, aos 51 minutos, na sequência de um mau atraso de Limbikani Mzava e com culpas também para o guarda-redes Ernest Kakhobwe, chegaram à vantagem. Depois, foi só gerir o resultado até ao final da partida. Única vitória dos Mambas na fase de qualificação ao Mundial, primeira vitória na nova era Chiquinho Conde. Os Mambas fecharam a sua participação no grupo “D” na 3ª posição com quatro pontos. Nesta fase, a selecção nacional começou por empatar em casa com a Costa do Marfim (0-0). Depois, na 2ª e 3ª jornada, respectivamente, perderam diante do Malawi (0-1) e Camarões (3-1). Novos desaires, a confirmarem o afastamento dos “play-offs”, vieram diante dos Camarões (0-1) e Costa do Marfim (3-0).

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos