O País – A verdade como notícia

Justiça na África do Sul: Comissão Zondo diz que houve captura do Estado

Foto: Notícias ao Minuto

Houve captura do Estado na África do Sul, que envolveu mais de mil pessoas, incluindo o antigo líder sul-africano, Jacob Zuma. A informação consta do primeiro volume do relatório entregue hoje ao Presidente Cyril Ramaphosa.

Na segunda-feira, numa cerimónia oficial no Union Buildings, palácio presidencial sul-africano, o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, recebeu um relatório das investigações realizadas pela Comissão de Inquérito Zondo, sobre corrupção no período em que Jacob Zuma era Presidente da República.

Com mais de 800 páginas, a primeira parte do relatório refere que a comissão investigativa concluiu que houve captura do Estado, devido à corrupção fomentada por dirigentes do Congresso Nacional Africano (ANC), incluindo o próprio antigo estadista sul-africano, Jacob Zuma.

“Uma questão fundamental a que esta comissão deve responder é se as evidências apresentadas antes da comissão estabeleceram a captura do Estado. A primeira parte do relatório mostra ao leitor que esta comissão concluiu que a captura do Estado foi estabelecida”, refere o documento.

No total, o relatório da Comissão Zondo revela que estão implicadas, no processo, aproximadamente 1.438 pessoas e entidades e Cyril Ramaphosa garantiu que todos os envolvidos na captura do Estado serão devidamente responsabilizados.

O Chefe de Estado sul-africano sublinhou que o Governo vai dar atenção ao conteúdo do primeiro volume do relatório, mas o Governo vai precisar do documento completo para que possa responder sistematicamente às conclusões e recomendações da Comissão.

Presidido pelo Juiz Raymond Zondo, a Comissão de Inquérito sobre a corrupção na África do Sul foi lançada por Jacob Zuma, em Fevereiro de 2018, na tentativa de demonstrar transparência. As duas últimas partes do relatório deverão ser publicadas no fim de Janeiro e Fevereiro próximo.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos