O País – A verdade como notícia

Julgamento de Donald Trump avança no Senado

O Senado norte-americano aprovou ontem, com os votos dos senadores democratas e de alguns republicanos, a continuação do processo judicial de destituição do ex-presidente Donald Trump, escreve a Lusa.

Com 56 votos a favor e 44 votos contra, a Câmara Alta do Congresso, segundo a Euronews, confirmou assim que o processo contra o ex-presidente se enquadra na sua jurisdição.

Seis senadores republicanos votaram a favor da continuação do processo, juntamente com os 50 senadores democratas.

Para condenar o antigo presidente é preciso uma maioria de dois terços. Ou seja, será preciso que mais 11 senadores republicanos mudem o sentido de voto.

Trump é o primeiro Presidente a passar por um processo de destituição duas vezes no mesmo mandato. É também o primeiro a ser julgado já ter abandonado o cargo, escreve a Euronews.

A defesa do antigo presidente considerou que este processo é uma manobra política que vai contra o espírito da constituição.
Para Bruce Castor, advogado de Trump, o impeachment só avança “porque a maioria na Câmara dos Representantes não quer enfrentar Donald Trump como um rival político no futuro”.

O julgamento arranca formalmente esta quarta-feira. Acusação e defesa terão 16 horas cada para apresentar argumentos antes de serem questionados pela câmara e poder intimar testemunhas a depor.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos