O País – A verdade como notícia

“Jovens, não caiam nas falsas promessas dos terroristas”- Dom Francisco Chimoio

O líder da Igreja Católica, na cidade de Maputo, apela aos jovens para que não se deixem enganar pelas falsas promessas dos terroristas, destruindo vidas, em troca de dinheiro “manchado de sangue”.

O bispo reagia aos ataques que têm ocorrido nos distritos do norte da província de Cabo Delgado desde 2017 e recentemente na Vila de Palma.

Os apelos para o distanciamento dos que se aliam aos terroristas e combate a este grupo chegam de todos os lados. Desta vez, foi o arcebispo de Maputo, Dom Francisco Chimoio, que, por alguns anos, orientou a igreja Católica em Cabo Delgado.

Para o arcebispo de Maputo, neste momento, há necessidade de os moçambicanos serem solidários uns com os outros, principalmente os jovens de toda a região Norte do país. Dom Francisco Chimoio diz que não podem deixar-se aliciar para fazer parte do grupo extremista.

“Precisamos de encorajar a juventude a não se deixar enganar com as falsas promessas; devemos ajudar esses jovens a sair desses ambientes que destroem a vida humana e infra-estruturas”, apelou a fonte, acrescentando que é necessário que os jovens percebam que precisam de ganhar dinheiro de forma justa, não se aliando aos que querem destruir o país.

Segundo Dom Chimoio, não serão as armas a resolverem os problemas do país, muito pelo contrário, agravam a situação, causando mortes, destruição de infra-estruturas e deslocados como se verifica, neste momento, depois dos ataques em Palma.

“O grande apelo que faço é de muita serenidade e, sobretudo, muita procura de compreensão, muita educação nesse sentido para que compreendam que a vida não se ganha através de armas de fogo; o ambiente saudável cria-se com a compreensão e solidariedade com os outros”

O chefe da igreja católica, em Maputo, defende ainda que é preciso pactuar pela paz, pela abertura e sinceridade, ou seja, é necessário que as partes que promovem violência armada conversem com o Governo de forma franca.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos