O País – A verdade como notícia

José Maria Neves empossado Presidente de Cabo Verde a 09 de Novembro

Foto: Terra Longe

Já é conhecido o dia do empossamento do recém-eleito Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves. Segundo anunciou a Assembleia Nacional daquele país, Neves será empossado no próximo dia 09 de Novembro do ano em curso.

De acordo com a mesma fonte, citada pelo Notícias ao Minuto, o Presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, após concertação com os representantes dos competentes Órgãos de Soberania e com o Presidente da República eleito, fixou para o próximo 09 de Novembro, pelas 10h locais.

Por seu turno, o Chefe de Estado de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, confirmou publicamente que pretende estar presente na tomada de posse do novo Presidente cabo-verdiano eleito.

José Maria Neves, de 61 anos, foi Primeiro-Ministro de Cabo Verde de 2001 a 2016, pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, actualmente oposição), mas antes já tinha sido ministro, deputado e presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina.

“O essencial é trabalhar com todos. Serei um Presidente aberto a todas as sensibilidades políticas e sociais. Um Presidente que dialogará com o Governo, fará as articulações necessárias, será um factor de construção de consensos e procurará mobilizar toda a nação global cabo-verdiana, nas ilhas e a diáspora, para que todos unidos possamos fazer face aos desafios com que Cabo Verde se confronta neste momento”, afirmou na última sexta-feira, em entrevista à agência Lusa, José Maria Neves.

José Maria Neves foi eleito com um total de 95.974 votos, equivalente a 51,7% do total.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos