O País – A verdade como notícia

José Castiano lança livro “Do Espírito de Tradição ao Espírito de Reconciliação”

Foto: O País

O académico, filósofo e vice-reitor da Universidade Pedagógica de Maputo, José Castiano, lançou, ontem, na Cidade de Maputo, um livro intitulado “Do Espírito de Tradição ao Espírito de Reconciliação”, com o qual pretende mostrar os caminhos para a reconciliação entre os moçambicanos.

Desde os tempos remotos, a sociedade moçambicana tem sido marcada por conflitos sem fim à vista, o que, segundo José Castiano, a sua obra vem preencher o vazio do pensamento académico sobre os caminhos que a reconciliação pode seguir.

Essa reconciliação, diz o autor, vai para além da preocupação com o calar das armas, mas que permite que as partes assumam a necessidade de viver num ambiente de paz e harmonia.

“É importante que a filosofia e os filósofos respondam a esses sinais do tempo. Este início da nossa vida familiar, que eu chamo tradicional. É preciso compreender como este recurso pode se transformar num recurso importante para resolver os conflitos de hoje.

De acordo com o autor, esta obra mostra a presença africana no pensamento filosófico.

Por sua vez, o reitor da Universidade Pedagógica de Maputo diz que os moçambicanos precisam de se reencontrar. “O nosso país continua pouco reconciliado, as nossas gerações são de conflito e não me parece que esteja a encontrar discursos reconciliatórios. É um apelo a que possamos dialogar mais, procurar e encontrar mais os pontos que nos unem”.

O livro foi apresentado pelo sociólogo e Professor Filimone Meigos, com a contra apresentação do Professor e filósofo Severino Ngoenha.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos