O País – A verdade como notícia

Jornadas apertadas do Moçambola 2019 iniciam sexta-feira

A Liga Moçambicana de Futebol decidiu iniciar esta semana com os jogos às sextas-feiras, cabendo ao Desportivo Maputo acolher o primeiro jogo noturno, quando receber o Incomáti de Xinavane. A Liga Moçambicana de Futebol vai ainda marcar jogos ao meio de semana a partir da próxima semana, com jogos na terça, quarta e quinta-feiras, respectivamente

O Moçambola 2019 teve um início tardio devido a factores naturais causados pela passagem do ciclone Idai no centro do país. A prova estava inicialmente marcada para arrancar a 30 de Março, mas a 14 do mesmo mês o ciclone Idai devastou as províncias de Zambézia, Tete, Manica e Sofala, sendo estas duas mais afectadas, principalmente as infraestruturas desportivas, no caso concreto os campos do Ferroviário da Beira, da Manga, o Estádio Municipal da Beira e o campo da Soalpo, em Chimoio, locais utilizados pelo Ferroviário da beira, Têxtil de Púnguè e Textáfrica do Chimoio. Curiosamente as três equipas que representam a zona centro do país no Moçambola 2019, a par da União Desportiva de Songo.

E para permitir que as equipas ora assoladas pelos estragos do ciclone Idai, a Liga Moçambicana de Futebol decidiu adiar o início do campeonato nacional de Março para Abril, uma medida que, de alguma forma, vai deixar apertado o calendário de jogos para a presente temporada.

Assim, como forma de correr contra o tempo, o organismo que tutela o campeonato nacional de futebol adoptou duas medidas, sendo uma que será permanente e outra que será periódica. Para já, todas as sextas-feiras haverá um jogo do Moçambola, a ser realizado no Estádio Nacional do Zimpeto, mesmo para permitir que a Stv Notícias passe a transmitir três jogos ao final de semana, ajuntando aos jogos de sábado e domingo.

Para começar a saga dos jogos às sextas-feiras, o Desportivo Maputo vai ter pela frente o Incomati de Xinavane, já no dia 03 de Maio, no Estádio Nacional do Zimpeto, quando forem 18H00, um jogo com transmissão em directo na Stv Notícias.

Os restantes jogos serão disputados sábado e domingo, sendo que o jogo da jornada, entre o Costa do Sol e o Maxaquene está marcado para sábado e o embate entre os Ferroviários de Maputo e de Nacala será no domingo. Estes três jogos terão transmissão nos canais televisivos da Stv. O jogo entre Desportivo de Nacala e Baía de Pemba terá lugar no sábado e os outros jogos da jornada, nomeadamente Clube de Chibuto vs Têxtil de Púnguè, Ferroviário da Beira vs Textáfrica do Chimoio, UD Songo vs Ferroviário de Nampula e ENH de Vilankulo vs Liga Desportiva de Maputo, terão lugar no domingo.

 

Jogos ao meio da semana iniciam

A medida periódica adoptada pela Liga Moçambicana de Futebol é de apertar os jogos, devendo de tempos em tempos serem disputados a meio da semana. Assim, a terceira jornada do Moçambola 2019 será disputada próxima semana, a meio da semana, ou seja, terça e quarta-feira. A Liga Desportiva de Maputo, depois de defrontar o Ferroviário de Maputo e a ENH, vai receber o Costa do Sol na terça-feira, num jogo com transmissão televisiva na Stv Notícias. Os restantes jogos terão lugar na quarta-feira, nomeadamente, Têxtil de Púnguè vs Textáfrica de Chimoio, Ferroviário de Nampula vs Chibuto, UD Songo vs Baía de Pemba, Incomáti de Xinavane vs Ferroviário de Maputo, Ferroviário da Beira vs Desportivo Maputo e Maxaquene vs Desportivo de Nacala, este último transmitido em directo na Stv Notícias.

O jogo entre o Ferroviário de Nacala e a ENH de Vilankulo terá lugar na quinta-feira, em virtude das equipas de Nacala realizarem seus jogos na cidade de Nampula, uma vez que o seu campo da Bela Vista, está em reabilitação do seu relvado.

Os jogos a meio de semana vão continuar em outras ocasiões para permitir que a prova termine nas datas inicialmente marcadas, nomeadamente entre finais de Outubro ou princípios de Novembro.

 

A direcção “alvi-negra” também entra na festa

O Grupo Desportivo Maputo, que esta sexta-feira recebe o Incomáti de Xinavane, em partida da segunda jornada do Moçambola 2019, vai dar um prémio aos seus adeptos. O jogo, que também será transmitido nos canais televisivos da Stv, vai ter entradas livres, como forma da direcção “alvi-negra” agradecer o apoio que foi recebendo destes adeptos durante a segunda divisão, até a equipa atingir o Moçambola. É que os adeptos, aos olhos da direcção, não deixaram a equipa desamparada, tendo acompanhado a equipa inclusive nas deslocações a Gaza, Inhambane e província de Maputo, onde cruzou caminhos dos seus adversários.

Esta é apenas a primeira medida do Desportivo Maputo, que promete criar mais formas de agradecimento aos seus adeptos, bem como aproximar os apoiantes a equipa.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos