O País – A verdade como notícia

Jornada decisiva para Desportivo e Matchedje na Jogabets

Fotos: O País

A sexta jornada da Liga Jogabets da Cidade de Maputo será decisiva para os “alvi-negros” e “militares”, que procuram a última vaga de acesso aos quartos-de-final da prova, pela Série A. Águias Especiais, Estrela Vermelha e Nacional também lutam pela quarta vaga, pela Série B.

É uma jornada decisiva para muitas equipas na luta pela qualificação aos quartos-de-final da Liga Jogabets, a primeira prova oficial da Cidade de Maputo em futebol.

Com a questão dos três primeiros classificados quase definida nas duas séries, o quarto lugar é que está em disputa, com o Desportivo e Matchedje a protagonizarem o embate mais importante, no domingo.

“Alvi-negros” e “militares” estão separados por três pontos na tabela classificativa, ou seja, uma vitória, podendo ter a definição da quarta equipa qualificada ainda nesta jornada. Com nove pontos, o Matchedje precisa de apenas uma vitória, ou mesmo um empate para assegurar de forma definitiva a qualificação aos “quartos”.

Em caso de vitória do Matchedje, os “militares” terminam com 12 pontos e não mais seria alcançado por nenhum outro concorrente, ficando já tudo definido. Caso o jogo termine empatado, os “militares” também garantem a passagem à fase do mata-mata, uma vez que passarão a contar com 10 pontos e o seu adversário de domingo com sete. Ainda assim, na última jornada, os “alvi-negros” precisariam de vencer por mais de cinco golos e esperar que os “militares” percam, também, por mais de cinco golos, uma vez que, na diferença de golos, critério de desempate, o Matchedje está melhor posicionado.

 

LIDERANÇA RESOLVIDA NA SÉRIE A

A Black Bulls e o Ferroviário de Maputo parecem talhados a terminarem empatados na frente da tabela classificativa da Série A. Mas a jornada seis da Liga Jogabets será determinante para confirmar esta tendência, pese embora com mais pressão para os “locomotivas”.

É que, enquanto os “touros” têm a vitória quase garantida, diante do Vulcano, esperando-se saber os números dos golos a serem marcados. Para o caso dos “locomotivas” da capital do país, será ainda mais difícil prognosticar uma vitória fácil.

Basta olhar para o adversário, o Maxaquene, para prever um embate com perfume de “derby das antigas”, ainda que em campeonatos diferentes e com estruturas diferentes. Contudo, os “tricolores” e “locomotivas” sempre protagonizaram embates deliciosos sempre que se cruzaram, a exemplo do último, em 2019, ganho pelos “Maxacas”.

Por isso, uma partida que somente o apito final determinará o resultado. Aliás, os três pontos que separam as duas equipas podem ter reflexo nas contas finais, se tomarmos em consideração que uma vitória do Maxaquene pode mudar muita coisa.

 

TRÊS EQUIPAS LUTAM PELO QUARTO NA SÉRIE B

No que à Série B diz respeito, o Costa do Sol, já qualificado desde a jornada anterior, recebe o Mahafil, num embate em que os três pontos “estão no papo”, pese embora se reconheçam as fragilidades e dificuldades que a equipa tem tido nos dois últimos jogos.

Primeiro, empataram a um golo diante das Águias Especiais e depois venceram o Estrela Vermelha à tangente, o que pode galvanizar o Mahafil a lutar de igual para igual por um resultado positivo, que passa pelo empate ou mesmo vitória.

Aliás, os “canarinhos” ainda não lograram um resultado vistoso, tendo vencido apenas um jogo por números aceitáveis, no caso diante do Nacional, por duas bolas sem resposta. As restantes três partidas que venceu foi pela margem mínima.

No entanto, o Mahafil já provou que não está para brincadeiras, não fosse o segundo lugar que ocupa e à espreita de um deslize do Costa do Sol para assaltar a liderança, algo que pode acontecer no sábado.

Já a Liga Desportiva de Maputo, que recuperou posições na tabela classificativa, procura garantir a qualificação agora, diante do Estrela Vermelha. Os “alaranjados” também estão na luta, com as Águias Especiais e o Nacional, esta última a jogar somente na quarta-feira, pela quarta posição, que dá acesso aos “quartos”.

As Águias Especiais estão melhor posicionadas que as outras duas equipas, já que contam com seis pontos, mais um que os directos concorrentes e só precisam de vencer esta partida, e esperar que o Estrela Vermelha e o Nacional não pontuem nos seus embates. Só assim pode sonhar com um lugar na próxima fase da prova.

Para se manterem na luta pelos “quartos”, as equipas devem vencer os jogos desta jornada, para na última jornada fazerem os esforços de confirmarem as suas posições que dão acesso ao mata-mata da Liga Jogabets.

A sexta jornada só encerra na quarta-feira, com os embates Ferroviário das Mahotas vs 1º de Maio, pela Série A e Nacional Racing, pela Série B.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos