O País – A verdade como notícia

Jorge Ferrão: “as nossas instituições precisam se ajustar as novas dinâmicas…”

Na reunião de abertura da trigésima primeira sessão ordinária do conselho de Reitores de Moçambique, nesta quinta-feira, em Maputo, o presidente cessante do conselho e Reitor da Universidade Pedagógica, Jorge Ferrão, desafiou aos reitores das universidades públicas e privadas a se ajustarem às novas realidades.

“As nossas instituições precisam se ajustar, as novas dinâmicas, as novas realidades sociais e culturais… políticas e académicas, e a questão das mudanças climáticas”.

Ferrão advertiu ainda sobre a postura das universidades em relação as descobertas de gás natural, “não sou muito apologista, como tem sido recorrente falarmos das descobertas do petróleo e gás no país, que eu acho que estaremos preparados para esses desafios. Mas recordo vos que precisaremos como instituições de ter uma postura diferente em relação a sala de aulas, a pesquisa e a extensão”.

Dirigentes de 23 instituições de ensino superior, nove públicas e catorze privadas discutiram vários assuntos do sector, como a aprovação de novos estatutos da organização e a passagem da presidência da Universidade Pedagógica para o Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM), para um mandato de um ano.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos