O País – A verdade como notícia

Jogos da 3ª e 4ª jornadas de qualificação ao CAN 2021 serão à porta fechada

A Confederação Africana de Futebol (CAF) anunciou que todos os jogos da 3ª e 4ª jornadas das eliminatórias do Campeonato Africano das Nações CAN-2021, que terá lugar nos Camarões, programados para 11 a 17 de Novembro corrente, realizar-se-ão a porta fechada.

Esta decisão faz com que caia por terra a intenção da Federação Moçambicana de Futebol em ter 14 mil espectadores nas bancadas do Estádio Nacional do Zimpeto, a 16 de Novembro, quando Moçambique receber os Camarões para a 4ª jornada do Grupo F da fase de grupos.

A CAF disse que assim será, apesar de uma tendência geral da queda na propagação do novo coronavírus pelo continente africano, escreve a Panapress.

Foi depois de uma reunião por videoconferência com Oficiais de Segurança e Protecção Nacional (ONSS, sigla em inglês) de suas federações membros, na quinta-feira, que a CAF tomou esta decisão.

De acordo com a Panapress, os ONSS foram treinados e informados sobre “o novo protocolo de segurança imposto pela pandemia da COVID-19″, no sentido da retomada das eliminatórias do CAN-2021, suspensas desde Novembro de 2019 justamente por causa deste coronavírus.

De acordo com Christian Emeruwa, chefe do Departamento de Protecção e Segurança da CAF, o objectivo desta medida “é garantir a uniformidade das operações de segurança e protecção em toda África”, pode-se  ler num comunicado de imprensa emitido para o efeito e citado pelo Panapress.

Perante a enorme tarefa que consiste nomeadamente em afastar espectadores e adeptos dos estádios, sentiu-se a necessidade de “orientar todos os agentes de segurança nacional”, bem como os da CAF, ”nas melhores práticas”.

O mesmo comunicado refere ainda que “isto porque, para o órgão reitor do futebol africano, a protecção dos jogadores e dos dirigentes antes, durante e depois dos jogos é de grande importância”, daí a necessidade de garantir “uma coordenação eficaz entre os agentes da ordem e de segurança e todos os outros profissionais de saúde que estarão envolvidos na organização de cada partida”, lê-se no comunicado.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos