O País – A verdade como notícia

Jogo entre Mambas e Guiné Equatorial cancelado por problemas logísticos

O jogo amigável, inserido na data-FIFA, entre as selecções de Moçambique e da Guiné Equatorial, agendado para 7 de Outubro, já não será realizado por motivos de logística, anunciaram as autoridades desportivas equatorianas.

A Federação Moçambicana de Futebol convocou, ontem, a imprensa para informar que a partida amigável, entre os Mambas e a Guiné Equatorial, foi cancelada, uma situação que baralha todo o trabalho planificado.

O secretário-geral da Federação Moçambicana de Futebol, Filipe Johane, disse que o adversário decidiu pela não realização do encontro, devido a um desentendimento, entre o agente FIFA – que estava em frente da organização do jogo – e a federação de futebol local.

“Convocamos esta conferência de imprensa para informar o cancelamento do jogo, anunciado na semana passada que iria se realizar contra a Guiné Equatorial”, começou por dizer Filipe Johane, para mais adiante acrescentar “na comunicação havida entre a Federação Moçambicana de Futebol e a Guiné Equatorial, onde esteve envolvido um agente para organizar este jogo, a partir do dia 8 de Setembro, fomos comunicados da pretensão daquele país em organizar o jogo amigável. Moçambique confirmou a intenção de realizar a partida em Maputo noutras datas. Mas este Guiné quis que o jogo fosse em Malabo, depois passaram-se os trâmites administrativos formais”.

De acordo com secretário-geral de FMF, normalmente, para a realização de confrontos desta natureza tem envolvidos os agentes FIFA, para caso, era de nacionalidade francesa, de nome Pier, e os contratos foram assinados. E um dos aspectos referidos era que a Guiné Equatorial suportaria as despesas de deslocação da nossa selecção, alimentação, alojamento, mas a FMF começou a sentir falhas, não de comunicação, mas sim de desentendimentos entre o agente FIFA e a federação equatoriana, em termos de caché.

Filipe Johane avança também, que pelo tempo escasso para contornar este problema, só lhe restava cancelar o jogo, pelo que já comunicaram a FIFA sobre o assunto.

O jornal O País ficou a saber que a FMF enviou a lista de toda a delegação para Guiné Equatorial, mas, até ontem, não haviam recebido as passagens áreas.

Contudo, conforme avançou a fonte, mantém-se o programa da realização do jogo contra Cabo Verde, no dia 10 em Portugal, sendo que a equipa viaja para Lisboa, no próximo dia 5 de Outubro.      

Fazer reajuste do plano

Para o seleccionador nacional, Abel Xavier, a situação é desagradável, mas afirma que a equipa técnica vai fazer o reajuste do plano de trabalhos.

“A situação desagrada-nos, seriam um jogo que serviria para retirar novos dados, mas vamos reagir rapidamente para reajustar o plano de trabalho com os jogadores que já estão em Maputo e os vêm das províncias”, esclareceu o timoneiro dos Mambas, para noutro desenvolvimento dizer “vamos nos concentrar no jogo contra Cabo Verde”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos