O País – A verdade como notícia

Joe Biden eleito presidente dos EUA

O democrata Joe Biden acaba de ser proclamado vencedor das eleições nos Estados Unidos da América.

De acordo com os resultados avançados pela imprensa internacional, Biden conseguiu 284 dos 270 votos necessários do colégio eleitoral, enquanto Donald Trump não foi além dos 214.

A notícia da confirmação de Biden como o próximo inquilino da Casa Branca já está a ser partilhada pelas maiores agências de informação e comunicação no mundo.

Biden, de 78 anos de idade, vai substituir Trump que não conseguiu reeleição, quebrando a dinastia que caracteriza os EUA, na alternância de dois mandatos entre os candidatos republicanos e democratas.

Este pleito nos Estados Unidos tem sido visto por diversos analistas como um dos mais disputados e que mais envolveu reivindicações de vitória entre os candidatos. Enquanto Trump com teor aguerrido antecipou vitória, Biden com aparições convictas também vaticinava-se vencedor.

Aliás, Trump tem-se mostrado incrédulo quanto aos resultados e sempre colocou em causa a credibilidade do processo, tanto é que recorreu à justiça. Um facto poucas vezes visto na considerada maior democracia do mundo.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos