O País – A verdade como notícia

Joe Biden alerta para uma possível guerra mundial

Foto: DW

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, avisou, ontem, que um eventual conflito entre as forças norte-americanas e russas será uma guerra mundial. Joe Biden, que falava numa entrevista a um canal televisivo, aconselhou os cidadãos americanos a abandonarem a Ucrânia, país em tensão com a Rússia.

A crise política entre a Ucrânia e a Rússia, ambos antigos Estados soviéticos, agravou-se em 2013, após um acordo político e comercial histórico entre a Ucrânia e a União Europeia.

Actualmente, a tensão entres os dois países resvalou a um caos que envolve aliados da Ucrânia, um dos quais os Estados Unidos de América, que já manifestaram o desejo de apoiar militarmente o país europeu, caso a Rússia avance com a pretensão de agredir a Ucrânia.

Na quinta-feira, numa entrevista a um canal televisivo, o Chefe de Estado norte-americano alertou que um eventual conflito entre as forças norte-americanas e russas poderá ser motivo de uma guerra mundial sem precedentes.

Na mesma entrevista, Joe Biden voltou a pedir aos cidadãos norte-americanos a abandonarem a Ucrânia o mais rápido possível, por considerar a pujança militar da Rússia.

“Não é como se estivéssemos a lidar com uma organização terrorista. Estamos a lidar com um dos maiores exércitos do mundo. É uma situação muito diferente e as coisas podem enlouquecer rapidamente. Esta será uma guerra mundial quando os norte-americanos e a Rússia começarem a atirar uns nos outros”, disse Joe Biden.

Segundo o Notícias ao Minuto, os militares russos podem lançar uma invasão em grande escala, com tanques, que poderiam chegar à capital ucraniana, Kiev, em 48 horas.

Na quarta-feira, a Casa Branca aprovou um plano do Pentágono para que os seus militares destacados na Polónia construam abrigos temporários e possam auxiliar cidadãos norte-americanos numa eventual retirada da Ucrânia, em caso de invasão pela Rússia.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos