O País – A verdade como notícia

João Cabral’s Project em concerto na Fundação Leite Couto

Na próxima quinta-feira, a partir das 18 horas, na Fundação Fernando Leite Couto, cidade de Maputo, João Cabral’s Project vai tocar as suas harmonias. Para o efeito, a banda estará composta pelo próprio guitarrista João Cabral, que também vai actuar com voz. Além de Cabral, a banda inclui Armindo Salato (baixo), Almeida de Almeida (bateria), Onésia Cristina (voz) e Sarmento de Cristo (alto saxofone).

Guitarrista, compositor, arranjador e produtor há mais de 25 anos, João Cabral aposta na inovação e criatividade pela música e pelas diversas formas de arte na paisagem africana. O músico já com disco lançado é antigo nestas andanças. Já aos 17, tocava violão na igreja e atraído pelo rock passou a interpretar temas de Dire Straits, que estarão em breve em Maputo para um concerto, de Pink Floyd e Santana.

João Cabral começou a tocar em público em 1997, em Maputo, até se mudar para Cidade do Cabo, em 2003, para obter o Diploma de Pós-graduação em Música (Jazz Performance) em 2007. Já se apresentou em vários shows e festivais na África do Sul, Gana, Namíbia, Swazilândia, Tanzânia, Brasil, Estados Unidos, Malásia, Dinamarca, Suécia, Estônia e Lituânia. Também actuou como músico convidado com a Orquestra Internacional de Glomus, um projecto multi-cultural de alto nível de exigência.

Cabral tem inúmeras composições originais dentro da tradição musical Afro-Jazz, combinando elementos tradicionais e modernos do jazz. O álbum “River of Dreams” esteve no Top 20 da World Music em 2010 na Europa e no Top 10 RDP – África de Portugal. Seu álbum ganhou o Top Instrumental Award, edição de 2010 do MMA (Mozambican Music Awards).

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos